AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja 7 motivos para você respirar pelo nariz

Quando o nariz funciona bem, a defesa do corpo também funciona

*Dra. Maura Neves, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 27/06/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja 7 motivos para você respirar pelo nariz - Cris Tung/Unsplash
Veja 7 motivos para você respirar pelo nariz - Cris Tung/Unsplash

A Semana da Respiração nasal foi realizada no meio deste mês de junho, com a realização de diversos eventos, lives e discussões sobre o assunto. Neste ano, inclusive, o tema foi: 'Você respira pelo nariz ou pela boca? 

E o objetivo era chamar atenção, justamente, do melhor modo de respiração, além de explicar o motivo de ser tão importante respirar pelo nariz. Por isso, hoje separei 7 motivos para você respirar pelo nariz. Vamos lá?

1. Manter a defesa do trato respiratório

Aqui, quero dizer todo o conjunto respiratório: do nariz ao pulmão. Isso porque tudo começa no nariz, através da função de filtragem, umidificação, aquecimento e defesa. No nariz existem muitos anticorpos, que são a primeira defesa contra agentes virais e bacterianos que causam infecções. Quando o nariz funciona bem, a defesa do corpo também vai bem! Assim, respirar pelo nariz reduz as infecções respiratórias.

2. Reduz a ansiedade

A respiração nasal torna os mecanismos de oxigenação mais efetivos. Isso facilita as técnicas de controle de ansiedade. Calma, respira!

3. Ajuda no sono

Um sono reparador é fundamental para a execução de atividade do cotidiano, tais como trabalho, aprendizado escolar, atenção, entre outros. Tudo isso é prejudicado se o sono não for bom. Assim, o nariz tampado, que causa até o ronco, torna-se muito prejudicial já que atrapalha o descanso do nosso cérebro.

4. Acertar a mordida

Nariz entupido é igual a respirar pela boca. E respiração bucal gera alterações de posicionamento de dentes e mordida. Assim, usar aparelho ortodôntico enquanto a respiração é bucal atrasa o processo de reparo.

5. Problemas alimentares

Quando o nariz está entupido, acabamos tendo dificuldade alimentar. Especialmente as crianças, que continuam aprendendo como lidar com alimentos nas diversas consistências. Só que o fato de ter que respirar pela boca e mastigar simultaneamente acaba por dificultar a alimentação. A criança mastiga com a boca aberta, demora para comer, não consegue comer alimentos mais fibrosos (como carne, por exemplo) e cansa. Tudo isso atrapalha a alimentação e muitas vezes o crescimento.

6. Ajuda nos exercícios

A prática esportiva requer uma boa respiração nasal. A coordenação respiratório entre nariz e boca é importante para que os movimentos sejam executados com a força necessária. Da corrida ao ioga a respiração pelo nariz é importante no esporte.

7. Concentração e memória

Respirar bem mantém a oxigenação adequada, ajuda no sono e, como já mencionei, melhora a ansiedade. Assim, o cérebro funciona bem e funções como atenção, concentração e memória também melhoram.

Espero que tenha conseguido te convencer da importância da respiração nasal! E se não respirar bem, procure seu médico!

*DRA. MAURA NEVES é formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP. Fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP. Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP. Aqui na Revista AnaMaria, trará quinzenalmente um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta. Instagram: @dra.mauraneves.