AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

Você sabia que a goiaba vermelha ajuda a prevenir problemas do coração?

Goiaba vermelha: aliada na prevenção de problemas do coração

Karla Precioso Publicado em 21/12/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por ser rica em vitamina C, reforça a imunidade, prevenindo infecções por vírus e bactérias - Banco de Imagem/Getty Images
Por ser rica em vitamina C, reforça a imunidade, prevenindo infecções por vírus e bactérias - Banco de Imagem/Getty Images

Seja no suco, na vitamina, em geleia e, especialmente, na versão natural, a goiaba é uma excelente escolha para uma alimentação funcional e nutritiva. 

A fruta é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas – o que a torna uma grande aliada na prevenção do câncer e problemas do coração. Está cansada, irritada ou quer perder alguns quilos? 

Inclua-a no cardápio: ela também diminui o estresse e ajuda a emagrecer. A nutricionista Bianca Naves, da Predilecta, destaca dez motivos para o consumo regular.  

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO 
Por ser rica em vitamina C, reforça a imunidade, prevenindo infecções por vírus e bactérias. 

EVITA O ENVELHECIMENTO PRECOCE 
Graças à ação contra os radicais livres e substâncias que auxiliam no processo de renovação celular, mantém a pele jovem e saudável, retardando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

PROTEGE A PELE
Justamente por combater o estresse oxidativo, ela ainda carrega alta taxa de vitamina A – substância associada a um bronzeado saudável, protegendo a pele contra os raios ultravioleta.

MANTÉM A SAÚDE DO CORAÇÃO 
O potássio presente em abundância protege contra problemas cardiovasculares: diminui a pressão arterial, baixa os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL), além de aumentar o bom colesterol (HDL). 

CONTROLA O DIABETES 
Tem pectina, uma fibra solúvel que evita os picos de insulina e glicose, regulando os níveis de açúcar no sangue. 

AJUDA A EMAGRECER
As mesmas fibras aumentam a saciedade. Além disso, a digestão da goiaba queima mais calorias do que ela contém, ou seja, ela cria um efeito negativo de calorias no corpo. Isso diminui a sensação constante de fome, preenche a vontade de sobremesa após uma refeição e previne a ingestão de alimentos altamente calóricos. 

COMBATE A PRISÃO DE VENTRE
Isso acontece porque suas fibras absorvem água, facilitando o trânsito intestinal. Por isso, é necessário certificar-se de que a ingestão do líquido esteja apropriada. Isso porque o consumo das fibras sem beber água faz com que o intestino fique ainda mais preso.

PREVINE O CÂNCER 
Contém licopeno e polifenóis, que diminuem o risco de câncer de mama, próstata, intestino e pulmão. 

MELHORA O HUMOR E O ESTRESSE 
Graças ao magnésio, melhora o humor e reduz os níveis de estresse causados no dia a dia. 

BOM ALIMENTO PARA A SAÚDE OCULAR 
Repleto de vitamina A, protege os olhos e previne a degeneração macular, a catarata e a cegueira noturna (nictalopia).  

DOCE DE GOIABA TAMBÉM FAZ BEM!
Ele costuma vir à mesa na companhia de uma fatia de queijo branco. “Em termos calóricos, o doce pode se equiparar a um sorvete, mas, ainda assim, por ser feito de fruta, oferece valor nutricional agregado”, avalia a nutricionista Andrezza Botelho. 

Mas lembra a história de consumi-lo com queijo? Isso é interessante para aumentar a oferta de cálcio e reduzir o impacto do açúcar – que é aproveitado de forma mais lenta. Só não vale a pena investir na combinação logo após o almoço ou jantar. É que o cálcio atrapalha a absorção do ferro da refeição. E claro: nada de abuso. Sempre que possível, vá de fruta natural.

COMPOTA MINEIRA DE GOIABA 
Ingredientes

  • 3 kg de goiaba vermelha e madura
  • 1 kg de açúcar 
  • Canela em pau a gosto 
  • Cravo a gosto 

Modo de preparo
Lave, seque e corte as goiabas ao meio. Retire as sementes. Numa panela grande, alterne camadas de açúcar e goiaba, usando ½ kg do açúcar e colocando as frutas viradas para baixo. Reserve o açúcar restante. Deixe cozinhar no fogo baixo com a panela tampada, durante 20 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o açúcar restante, a canela e o cravo. Cozinhe por mais uma hora e meia. Sirva.