AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você sabia que a tireoide pode causar infertilidade e problemas na gravidez?

Cerca de 1,6 bilhão de pessoas no mundo podem ter problema, sendo que 1 em cada 8 mulheres desenvolverá durante a vida

Da Redação Publicado em 03/06/2020, às 13h20 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tireoide fica localizada na região do pescoço. - LUM3N/Pixabay
Tireoide fica localizada na região do pescoço. - LUM3N/Pixabay

A Semana Internacional de Conscientização da Tireoide, de 24 a 30 de maio, foi criada para disseminar informações sobre a prevenção e o tratamento dos distúrbios dessa glândula, responsável por ser o "painel de controle" do metabolismo, e ditando o ritmo do funcionamento do corpo. No entanto, uma pesquisa global fez descobertas preocupantes. 

Encomendado pela farmacêutica Merck e realizado pela YouGov, o levantamento contou com a participação de 7 mil indivíduos de seis países diferentes (Chile, China, Colômbia, Indonésia, México e Arábia Saudita). 

A descoberta mais preocupante mostra que a maior parte dos entrevistados não sabe que o hipertireoidismo e o hipotireoidismo elevam o risco de complicações para a mãe e o bebê na gestação — e também podem levar à infertilidade. Os questionários foram respondidos entre os dias 24 de março a 6 de abril de 2020.

E AGORA?

A boa notícia é que, uma vez diagnosticados, os distúrbios da tireoide são tratáveis, e a campanha busca melhorar os testes e diagnósticos globalmente.

“Com um esforço para garantir acesso às informações corretas, as pessoas podem reconhecer os sintomas, saber quando visitar seu médico para um simples exame de sangue e verificar o funcionamento de sua glândula tireoide”, afirma Simone Matsuda, endocrinologista e médica responsável por diabetes e cardiometabolismo da Merck.