AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / DÚVIDA FREQUENTE

Como conciliar a maternidade com uma carreira de sucesso?

Conciliar maternidade com uma carreira de sucesso não é simples, mas é possível. Você precisará de rede de apoio, organização e planejamento!

Profissional compartilha experiência - Foto: Reprodução/Freepik
Profissional compartilha experiência - Foto: Reprodução/Freepik

Conciliar maternidade e carreira pode ser um desafio enorme na vida de nós, mulheres. Se por um lado a maternidade nos completa, por outro, nos exige tempo, que pode ser escasso quando temos um trabalho fora igualmente exigente. 

A maternidade se inicia com um turbilhão de tarefas e emoções. Com o tempo, as novas atividades tendem a se tornar rotina. Mas, quando chega a hora de retornar ao trabalho, novamente, é necessário reorganizar a vida.

Apenas com planejamento, organização e rede de apoio, é possível conciliar a maternidade com uma carreira de sucesso. A dentista Tatiana Fioroti, de Colatina, Espírito Santo, é um exemplo disso. Autônoma, empresária e mãe de uma criança autista, teve de adaptar toda a sua vida às novas funções.

Diante do estresse emocional do pós-parto, o cansaço e as dores no corpo, Tatiana precisou recorrer a medicamentos para suportar as dores físicas e emocionais. A história de Tatiana, no entanto, não é única.

De acordo com uma pesquisa de 2021 do InfoJobs, empresa de soluções e tecnologia em recursos humanos, mulheres podem enfrentar a exaustão profunda quando são trabalhadores e chegam à maternidade.

A pesquisa aponta a sobrecarga feminina em cerca de 86% das mulheres entrevistadas, assim como Tatiana. Mães precisam se desdobrar ou até triplicar a jornada de trabalho, ao conciliar atividades profissionais com o cuidado materno e doméstico.

Dicas de como tornar a maternidade mais leve

Planejamento de vida

O planejamento é essencial para equilibrar a maternidade com uma carreira de sucesso. Isso inclui definir metas profissionais e pessoais, além de estabelecer prioridades e criar um cronograma realista. 

Ter um planejamento claro pode te ajudar a se manter focada e motivada, mesmo nos momentos mais desafiadores. 

Comece por definir seus objetivos profissionais e pessoais. Quais são suas metas para o futuro?Como você deseja equilibrar seus papéis como mãe e uma profissional com uma carreira de sucesso? Depois de ter uma visão clara de seus objetivos, você pode criar um plano para alcançá-los.

Organização e gerenciamento de tempo

Outro aspecto importante é a organização. Ser mãe e ter uma carreira de sucesso exige um alto nível de organização. Isso inclui gerenciar seu tempo de forma eficiente, estabelecer rotinas e criar sistemas que facilitem a sua vida. 

Por exemplo, você pode criar um calendário compartilhado com seu parceiro ou familiares para coordenar os horários das crianças e do trabalho. Além disso, é importante delegar tarefas sempre que possível, seja em casa ou no trabalho.

Foi o que Tatiana fez. Ela costumava viajar constantemente para participar de cursos e especializações, mas devido à maternidade e a dedicação necessária ao filho, passou a promover encontros na própria cidade.

“Percebi que poderia ajudar outras pessoas por meio da minha experiência. E isso me motiva diariamente a buscar ser melhor, a me especializar ainda mais. Esse é o meu objetivo de vida, e me sinto realizada proporcionando autoestima para outras mulheres”, diz.

Como botar ordem na bagunça das crianças

Apoio para as tarefas

Além disso, é fundamental ter um bom suporte. Ter uma rede de apoio forte pode fazer toda a diferença quando se trata de conciliar maternidade e carreira. Isso pode incluir parceiros, familiares, amigos, colegas de trabalho e até mesmo profissionais de saúde.

Tatiana, por exemplo, recorreu ao médico e passou a tomar medicamento. É importante ter pessoas em quem você possa confiar e que possam ajudá-la nos momentos em que você mais precisar. Não tenha medo de pedir ajuda. Você também pode buscar ajuda profissional de uma babá ou de uma creche.

Como não prejudicar a coluna na hora da faxina

Dicas para conciliar a maternidade com uma carreira de sucesso:

  • Comunicação: converse com seu empregador sobre suas necessidades como mãe. Você pode solicitar flexibilidade de horário, trabalho remoto ou licença-maternidade.
  • Tecnologia: utilize a tecnologia a seu favor. Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a organizar sua rotina, como calendários, listas de tarefas e ferramentas de comunicação.
  • Autocuidado: é importante cuidar de si mesma. Reserve tempo para atividades que te façam feliz, como praticar exercícios físicos, ler um livro ou fazer um curso.
  • Equilíbrio: não tente ser perfeita em tudo. Aceite que haverá dias em que você terá que dar mais atenção ao trabalho e outros dias em que você terá que dar mais atenção ao seu filho.
  • Contatos: trocar experiências com outras mães que conciliam a maternidade com uma carreira de sucesso pode ser valioso. Compartilhar desafios e soluções pode ser uma fonte de inspiração e ações importantes para a sua experiência.

Busque por profissionais que sejam da sua área profissional e de setores diversos, assim como mães de primeira viagem e mães mais experientes. Diversificar seu contato com as experiências e trajetórias pode ajudá-la em momentos desafiadores da maternidade. 

Maternidade e carreira não são mutuamente excludentes. É possível ser uma mãe dedicada e ter uma carreira de sucesso. Com planejamento, organização, apoio e autocuidado, você pode alcançar seus objetivos em ambas as áreas da sua vida.

Tudo o que você precisa saber sobre a linha de autocuidado para mãos da Dailus

Conheça seus direitos como mãe

Licença-maternidade

Não se esqueça dos seus direitos. A licença maternidade é proporcionada para que as mulheres possam se dedicar aos cuidados de um recém-nascido. No Brasil, a lei determina 120 dias e, se possível, é estendido por mais 60. 

O mesmo vale para as mães de filhos afetivos, a lei não faz essa distinção. Durante a licença-maternidade, a profissional tem a garantia da estabilidade no emprego, não podendo ser demitida sem justa causa.

Essa garantia pode passar segurança para você e outras mulheres que estão em processo de adaptação e recuperação desde o nascimento de um filho, tanto fisicamente, quanto emocionalmente. 

Mulheres que trabalham no regime CLT devem receber o seu salário de forma integral durante a licença. Mas você, autônoma que contribui individualmente ao INSS ou MEI,também tem direito à licença-maternidade.

Nesse caso, o  salário-maternidade, será pago pelo INSS e calculado com base na média dos últimos 12 salários. Esse cálculo varia de acordo com sua receita média e deve ser consultado por órgãos responsáveis pelo pagamento, como a Receita Federal.

Auxílio-creche

Caso você trabalhe em uma empresa com mais de 30 funcionárias, o local deverá disponibilizar creche ou auxílio-creche para você. Assim você terá um local seguro para deixar seu filho durante o trabalho,após o retorno da licença-maternidade.

Você é mãe adotiva? Conheça seus direitos!