AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

15 jeitos diferentes de usar o papel-alumínio

Além de proteger os alimentos e de ajudar a cozinhá-los melhor, o material tem várias outras funções – algumas delas são bem inusitadas!

Karla Precioso Publicado em 26/08/2015, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

casa papel alumínio 984 - shutterstock
casa papel alumínio 984 - shutterstock
Ele é versátil, não enferruja, preserva a temperatura da comida, protege os alimentos... Mas o material básico da sua cozinha tem outras tantas utilidades, como afiar tesoura, dar brilho às panelas, conservar o fogão limpinho... Conheça 15 maneiras incríveis de usar o papel-alumínio e facilite o seu dia a dia como nunca imaginou! 

O quebra-galho que resolve a vida!

1. Afie a tesoura: Sabe aquela tesoura cega que está encostada na sua casa, pois você sempre esquece de levá-la para amolar? Pois é possível recuperá-la bem rapidinho e em casa! A dica é esta aqui: pegue um pedaço de papel-alumínio, amasse e corte-o com a tesoura sem corte. É só repetir o procedimento por cerca de dez vezes que ela voltará a ficar superafiada!

2. Economize luz na hora de passar roupa: Forre a tábua com o material, deixando a parte brilhante para cima. Depois, cubra a superfície com um lençol ou tecido de algodão (estique bem e prenda na tábua com pedacinhos de fita crepe). Como o alumínio absorve o calor, só de passar um lado da roupa, o outro também ficará lisinho. Você reduz pela metade o trabalho!

3. Tire manchas da panela: Acabou a esponja de aço e você não quer sair pra comprar? Pegue um pedaço de alumínio e esfregue-o naquela sujeira que teima em não sair da panela. Ele funcionará como uma esponja de aço mesmo! 

4. Elimine o cheiro de cebola: Usou só uma parte do tempero? Embrulhe o restante em filme plástico, depois numa folha de alumínio e guarde na geladeira. Assim, o cheiro não passará para os outros alimentos. Além disso, a cebola vai ficar fresquinha e úmida por mais tempo.

5. Decore bolos: Faça um cone com o alumínio e aperte a ponta. Encha-o com a cobertura de sua preferência e, então, corte a pontinha. Depois, é só pressioná-lo e colocar a imaginação pra funcionar. Use-o como se ele fosse um saco de confeitar! 

6. Proteja maçanetas e dobradiças dos respingos de tinta: Na hora de pintar a casa, cubra as maçanetas e as dobradiças das portas com papel-alumínio. Assim, você não corre o risco de sujá-las e elas ainda não perderão o brilho original.

7. Movimente os móveis com facilidade: Coloque um pedaço do material nos pés do sofá, da mesa, das cadeiras etc. Com isso, o piso não vai arranhar toda vez que você trocar os móveis de lugar.

8. Acabe já com  as goteiras: Use o papel-alumínio para cobrir forros com goteira. Como ele é impermeável, a água não invadirá lugares indesejados. Esse simples reparo de emergência durará alguns dias.

9. Aposente a fita veda-rosca: Se a porca e o parafuso não estiverem se encaixando, enrole um pedaço de papel-alumínio perto 
da cabeça do parafuso e rosqueie até conseguir que eles se ajustem.

10. Conserve o forno e o fogão: Cubra o fundo do forno com papel-alumínio. Assim, os respingos dos assados cairão na folha. Depois, é só retirar o papel sujo. Ele também serve como protetor de fogão na hora de preparar frituras e molhos. Só não se esqueça de fazer recortes para deixar as bocas livres, ok?

11. Limpe o ferro de passar: Esfregue algumas vezes uma folha de papel- alumínio na base do eletrodoméstico para remover a sujeira grudada.

12. Faça a esponja de aço durar mais: Se você usou uma esponja de aço rapidamente e ela ainda está boa para ser reutilizada, a dica é envolvê-la no papel-alumínio e conservá-la no freezer até a próxima vez. 

13. Dê brilho nos objetos de metal: Forre uma panela grande ou uma tigela com papel-alumínio, encha-a com água fria e adicione 2 colheres (chá) de sal. Coloque os objetos escurecidos ou enferrujados e deixe-os de molho por cerca de três minutos. Depois, é só lavá-los e secá-los normalmente.

14. Conserve as frutas: Sobrou um restinho de maçã? Embrulhe-a numa folha de papel-alumínio e coloque na geladeira. 

15. Faça o sabão ou o sabonete durarem bem mais: Envolva-o no alumínio. Isso afasta a umidade e conserva o produto.