AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / CANTINHO BACANA

Casa alugada: como deixar a sua cara sem mudar muita coisa?

Medo de mudar sua casa alugada? Nada disso, mas é necessário a aprender a comer ter jeitinho para transformar o ambiente sem nenhuma mudança drástica!

Casa alugada: como deixar a sua cara sem mudar muita coisa? - Reprodução/Freepik
Casa alugada: como deixar a sua cara sem mudar muita coisa? - Reprodução/Freepik

Apesar da casa própria estar entre os sonhos de muitos brasileiros, morar em uma casa alugada pode ser vantajoso por diversos motivos, mas alguns medos ainda podem prevalecer. Um deles é o receio de mexer nos ambientes para evitar qualquer desentendimento com o proprietário do imóvel.

Acontece que isso, em muitas situações, não passa de uma preocupação sem fundamento e a designer de interiores Ráisa Guerra é a prova viva disso. A influenciadora e mente por trás do perfil no Instagram Mania de Decoração também mora em casa alugada e dá várias dicas nas redes sociais aos mais de três milhões de seguidores do que fazer para deixar o lar com a sua própria cara.

Pronta para reformar a casa sem mudanças drásticas? Em entrevista exclusiva para AnaMaria, Ráisa ensina, de maneiras super práticas, a como transformar a casa alugada no seu cantinho especial.

Conheça as cores que deixam ambientes aconchegantes - e salvam no frio!

Como mudar os móveis sem comprometê-los?

Apesar de não ser uma regra, muitas casas alugadas podem já vir total ou parcialmente mobiliadas. Isso não necessariamente é um alívio, já que o visual dos móveis pode entrar em conflito com o estilo da atual moradora.

A decoradora, no entanto, mostra a solução que aplicou no próprio lar: "Hoje, no mercado, produtos adesivos de diferentes texturas e cores que podem ser aplicados e retirados. Eles são chamados de plásticos adesivos e você os encontra até em papelarias."

Ráisa conta que, na cozinha da casa alugada onde mora, ela envelopou todo o armário embaixo da pia com o plástico adesivo. Já nos puxadores, que são colados no móvel e não é possível retirá-los, ela colocou ripas de madeira. "Deu outra cara e poderei retirar tudo sem danificar quando me mudar", explica.

Pintura ou papel de parede? Veja as vantagens e desvantagens de cada!

E as as paredes?

Para mudar as paredes da casa alugada, Ráisa dá várias opções. A primeira, claro, é a pintura e, para quem tem medo de se dar mal com o proprietário, ela tranquiliza: "Se há o consentimento, não devemos ter medo de pintar as paredes. Só isso já transforma qualquer ambiente."

Para quem não tem familiaridade com o pincel, a recomendação da designer de interiores é começar com as pinturas orgânicas, um sucesso durante a quarentena. "A pintura também possibilita dar mais autenticidade para a decoração de um espaço e, neste caso, [a pintura orgânica] é uma forte tendência", comenta.

Outras ideias para as paredes que a profissional indica são: usar canaletas de PVC, que são adesivas, para criar um efeito elegante e, novamente, o plástico adesivo. "É outra solução para quem quer transformar a parede, especialmente por oferecer uma ótima variedade de estampas", opina.

Como montar um escritório?

Depois de estabelecer que não tem problema em pintar as paredes, a especialista explica que gosta de setorizar os espaços da casa com a própria pintura para delimitar a posição dos móveis. Com isso, ela cria uma meia parede pintada e, então, adiciona as mobílias que desejar.

"Uma ideia bem interessante de móvel para home office é utilizar duas estantes e posicionar entre elas um painel de madeira. Assim, você tem um espaço para armazenamento e, ao mesmo tempo, um local para trabalhar", orienta Ráisa.

Ninguém quer trabalhar ou estudar no escuro, certo? Na parte de iluminação, ela indica o uso de luminárias com carregamento USB para não precisar mexer com a parte elétrica do espaço. 

Como mudar o banheiro da casa alugada?

Banheiro velho? Nada disso! A dica da designer de interiores para o banheiro da casa alugada é mudar o chão sem quebra-quebra usando piso vinílico. "No mercado, há opções que podem ser colocadas até mesmo dentro do box do chuveiro", ela diz.

Outra opção é usar um deck de madeira plástica dentro do box para criar a sensação de mini-spa. Esse tipo de plástico imita madeira e pode ser molhado e, ainda, tem a vantagem de ser apenas encaixado na superfície.

Os acessórios decorativos também fazem toda a diferença para a criação desse espaço relaxante: "Coloque um espelho bonito, um tapete confortável e suportes que combinem entre si. E, no banheiro, também pode ter planta."

Pode cabeceira em casa alugada?

Se você mora em uma casa alugada, ter uma cabeceira no quarto pode ser um problema, pois, muitas vezes, elas estão acopladas à parede. Segundo a decoradora, a própria estrutura da cama serve para criar a cabeceira, inclusive se for uma box.

"Aqui em casa mesmo, criei uma cabeceira que fixei embaixo da cama box e, assim, consegui afastar a cama da parede. Foi uma solução prática e que deixou o quarto mais bonito e confortável", observa. Veja abaixo o processo:

Leia também:

Salas de novela: veja 5 ideias para decorar seu cantinho!

Como deixar a casa mais clara? Saiba como trazer luz a ambientes escuros!