AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Lavanderia

Desmitificando a lavagem: excesso de sabão danifica a roupa e a lavadora?

Apesar de limpas, roupas lavadas com sabão em excesso podem ficar manchadas, por exemplo

Redação Publicado em 21/06/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desmitificando a lavagem: Excesso de sabão danifica a roupa e a lavadora? - JayMantri/Pixabay
Desmitificando a lavagem: Excesso de sabão danifica a roupa e a lavadora? - JayMantri/Pixabay

Roupas limpas e cheirosas não combinam com excesso de produto. Além de danificar a lavadora, sabia que sabão demais pode estragar e manchar as peças? Garantir lavagens eficientes, roupas 100% limpas, macias e livres de mancha, além de promover uma maior vida útil para a lavadora são apenas alguns dos benefícios de seguir corretamente o processo de lavagem de roupas e não exagerar na quantidade de sabão e amaciante a ser utilizado.  Afinal, quem nunca se deparou com a roupa lavada, com cheirinho de amaciante e pronta para ser guardada, mas percebeu que ficaram endurecidas ou com aquelas manchas causadas pelo sabão em pó?

Para que essa cena não se torne comum e cause o trabalho de ter que lavar novamente as peças que sofreram com o excesso de sabão não dissolvido, entender qual a quantidade exata de produto a ser utilizada não é apenas uma das orientações de como ter uma lavagem de roupas perfeita, mas também uma forma de conservar a lavadora livre de danos por muito mais tempo.

Pensando em facilitar a sua rotina na lavanderia, AnaMaria Digital conversou com a Mueller, empresa brasileira com mais de 70 anos de história e tradição no país e a primeira a produzir uma lavadora para o mercado nacional, atrás de orientações de especialista sobre os danos que o excesso de produto traz para peças e para a lavadora, além de dicas de como otimizar o processo de lavagem das roupas. Confira!

COMO EVITAR MANCHAS?

Durante o processo de lavagem de roupas, manchas são totalmente indesejadas. Para que esse cenário não se repita é preciso colocar em prática algumas dicas e cuidados simples de lavanderia. Em primeiro lugar, verifique se os produtos de limpeza, como sabão em pó e amaciante, estão dentro do prazo de validade. Produtos envelhecidos podem prejudicar suas peças e não lavar por completo. É muito comum, por exemplo, que sabão em pó fora da validade ou aberto há muito tempo fique empedrado e, com isso, não dilua corretamente na máquina, provocando as manchas indesejáveis e acúmulo de produto no interior da lavadora.

MANCHOU, E AGORA?

Errou na quantidade de sabão ou amaciante e agora a peça está com manchas? Não se desespere! Dependendo do tamanho, uma boa saída pode ser esfregá-la com uma escovinha seca. Escolha uma de cerdas macias e que seja usada apenas para tecidos, esfregando com delicadeza sempre na mesma direção até que a mancha saia por completo de sua roupa.

Caso a mancha não saia, ou for maior e mais forte, o ideal pode ser deixá-la de molho em água limpa por cerca de 30 minutos. Esse é o processo mais indicado para roupas brancas e para aquelas manchas mais intensas em roupas coloridas. Se necessário, após o molho, esfregue o tecido com delicadeza para que os resíduos de sabão saiam completamente. Depois disso, deixe a peça secar normalmente.

No caso das roupas pretas, a dica é umedecer um pano limpo com água e esfregar de forma delicada sobre a mancha até que saia por completo. Esfregue o tecido sempre em uma única direção, para não espalhar os resíduos.

DANOS À LAVADORA

Ao utilizar uma grande quantidade de produto, é comum pensar que estamos oferecendo uma maior limpeza as peças, mas a verdade é que tudo em excesso é ruim, incluindo o sabão. Quando é utilizado mais sabão do que o recomendado pelo fabricante, tanto do produto quanto da lavadora, ele tende a se acumular nas áreas imperceptíveis ou difíceis de higienizar das máquinas de lavar.

Em pouco tempo, esse acúmulo vira uma espécie de incubadora caseira para mofo e bactérias, o que acaba desenvolvendo mau cheiro no aparelho, danos às peças da lavadora e manchas nas roupas. Além de utilizar apenas a quantidade de sabão e amaciante recomendadas, outra dica é realizar a limpeza periódica da máquina de lavar.

COMO LAVAR ROUPAS CORRETAMENTE?

Para quem deseja garantir roupas bem lavadas, comece não enchendo demais a máquina. Ao dividir as roupas, separe as brancas das coloridas e evite sempre que possível superlotar a máquina. Assim, não será necessário depositar uma grande quantidade de sabão em pó e permite que a água o dilua melhor.

Atenção a quantidade! É recomendado utilizar um dosador ou mesmo um copo americano para calcular a medida ideal. Se você vai lavar cerca de 8kg de roupa, use aproximadamente 100g de sabão em pó. Se o volume de roupas for menor ou maior do que isso, use a proporção adequada de acordo com o volume de roupas. Outra orientação é não colocar o sabão e amaciante diretamente sobre a roupa. Utilize sempre o dispenser!

No que se refere aos produtos indicados, a variedade presente nas gôndolas dos supermercados é enorme: desde o sabão em pó, líquido, versão próprias para roupas coloridas, ideais para roupas brancas ou lavagens pesadas e amaciantes dos mais diversos aromas e níveis de concentração. Para não errar na escolha, o ideal é realizar uma análise com base na sua rotina e necessidades.

RESPEITE O CICLO DE LAVAGEM

Outro fator que pode interferir diretamente na limpeza e macies das roupas está relacionada ao ciclo de lavagem. Quanto tempo dura o molho? Toda roupa precisa da etapa molho ou é possível pulá-la? Quantos enxágues são necessários? A resposta é simples: O tempo de lavagem varia conforme o ciclo e o nível de sujeira das roupas. Peças mais delicadas e com menos sujeiras, utilizam ciclos menores. Jeans ou vestuários que demandem uma lavagem mais pesada, ficam completamente limpas após ciclos com molho maiores. 

Apesar de alguns processos serem mais demorados que outros, a Mueller não recomenda que os ciclos sejam pulados manualmente ou acelerados. O tempo estipulado em cada ciclo da lavadora foi calculado e testado por especialistas para oferecer um resultado 100% satisfatório ao final da lavagem e a interferência pode resultar em roupas que vão precisar de uma nova lavagem, seja por conta da sujeira que persistiu ou do enxágue incorreto.