AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / FRIO

Manta x cobertor: entenda as diferenças e saiba como manter a qualidade das peças

Especialista dá dicas de como escolher o produto ideal

Da Redação Publicado em 01/07/2020, às 08h00 - Atualizado em 06/07/2020, às 19h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Para ambos, o ideal é usar sacos de TNT ou plásticos especiais, deixando em um local arejado - StockSnap/Pixabay
Para ambos, o ideal é usar sacos de TNT ou plásticos especiais, deixando em um local arejado - StockSnap/Pixabay

Com a chegada do inverno, já começamos a sentir a queda na temperatura em várias regiões no Brasil. E com a disponibilidade de diversos tipos de roupas de cama no mercado, como as mantas e os cobertores, podem surgir dúvidas na hora de escolher o produto ideal para manter-se mais aquecido ao longo da estação.

Pensando nisso, AnaMaria Digital foi pesquisar as diferenças entre as duas peças, facilitando o processo de compra segundo as necessidades de cada consumidor.  "Durante as estações mais frias, as mantas e cobertores são ótimos aliados na proteção do corpo contra baixas temperaturas. Além de darem um ar aconchegante, ainda trazem comodidade para os ambientes", ressalta Ruth Shammah, consultora da Camesa, marca especialista em cama, mesa, banho e decor.

Veja as principais diferenças!

MANTAS 
Por serem mais finas em comparação aos cobertores, costumam ser mais versáteis e podem ser utilizadas em qualquer época do ano, sendo úteis tanto para aquecer o corpo, quanto para a decoração de sofás e poltronas. Costumam ser confeccionadas em diversos tipos de materiais, sendo os mais comuns: malha, suedine, lã, tricô, soft e plush, entre outros.

Para a higienização, é necessário se atentar às informações contidas na etiqueta da peça. Em geral, recomenda-se a lavagem regular com sabão de coco ou líquido, pois removem sujeiras com mais facilidade. Uma opção após a limpeza é colocar a manta em um balde com água e vinagre, para prolongar a maciez do produto.

E, atenção: não é indicado torcer! Isso porque o movimento pode levar a quebra das fibras do tecido. O ideal é realizar uma compressão com as mãos, deixando-a secar na sombra. Para guardá-las, melhor usar sacos de TNT ou plásticos especiais, deixando-as em um local arejado, o que vai possibilitar a "respiração" do tecido.

COBERTORES
Já os cobertores apresentam uma grande variedade. Podem ser grossos, finos, felpudos ou antialérgicos, sendo mais recomendados para os dias mais frios. Geralmente são compostos por poliéster, algodão ou acrílico, ou seja, materiais mais pesados, que atuam como um isolante térmico, assegurando que o corpo se mantenha aquecido por mais tempo.

Por serem mais pesados, a higienização pode ser um pouco mais trabalhosa. Essas peças acumulam ácaros com muita facilidade, sendo necessária uma limpeza ainda mais precisa. Caso a opção seja lavá-los na máquina, o importante é se lembrar de não usar alvejante, que pode danificar o tecido. Outro ponto é utilizar o modo de roupas delicadas, evitando o surgimento de bolinhas no tecido.

Assim como as mantas, não é recomendado torcê-los, sendo preferencial remover o excesso de água comprimindo a peça com as mãos e deixando-os secar à sombra. O item deve ser guardado em sacos de TNT ou plásticos especializados em um local arejado.