AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Já fez o seu check-up esse ano? Veja dicas simples para a sua saúde

Outubro Rosa lembra que, mais do que trabalhar, não podemos esquecer de nos cuidar

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 21/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É importante fazer check-up - Unsplash/Nacional Cancer
É importante fazer check-up - Unsplash/Nacional Cancer

Mais um Outubro Rosa chegou e eu quero: saber quem aí está com o check-up em dia? Hoje trago uma reflexão sobre os cuidados com a saúde da mulher. E vamos ampliar nosso olhar, muito além da prevenção do câncer de mama, que deve ser objeto de nossa atenção, sim, mas é importante observarmos a nossa saúde de forma global, algo que evita até que as doenças cheguem em nós. E vamos de dicas, ótimas para serem colocadas em prática desde já!

Em meio ao isolamento social, fomos acumulando trabalho e colocando ele como único propósito: faltou equilíbrio! A jornada, que muitas vezes já era dupla, parece que virou uma coisa só. Então, é preciso parar um pouquinho e olhar para si mesma. Pode ser difícil, mas estamos juntas nesta jornada. Vamos lá?

1) Alimente-se bem e pratique atividade física
Já falamos tantas vezes do risco do sobrepeso e da obesidade à saúde, mas sempre vale a pena reforçar. Várias pesquisas já confirmaram que o excesso de peso tem ligação com as doenças do metabolismo, como diabetes e hipertensão. Assim, praticar atividade física e alimentar-se de maneira mais consciente devem estar na sua lista de prioridades.

Tem mais uma coisa: se, antes da pandemia, nós já nos movimentávamos pouco, agora, que estamos limitadas às nossas casas ou apartamentos, nos movemos menos ainda. Ou seja: a situação piorou.

Minha dica: pule corda alguns minutos por dia, caminhe ou corra na esteira, dê uma volta no quarteirão, pedale um pouco ou busque aulas disponíveis na internet (existem inúmeros treinos no YouTube que foram pensados para fazer em casa e que são gratuitos, inclusive). Só não fique parada o dia todo, o corpo precisa de movimento!

Dieta rigorosa? Não! Evite buscar dietas radicais ou ficar se comparando a outras pessoas, mas sim ame e respeite o seu corpo, cultivando hábitos que vão fazer bem a ele.

No começo pode ser difícil, mas, aos poucos, tudo vai se tornando mais fácil e natural. Tenha em mente que esse é um processo de disciplina e constância. Conforme for exercitando essa disciplina, ficará muito mais fácil arranjar tempo para treinar e fazer escolhas mais saudáveis.

2) Saia dessa tela, menina!
Agora que trabalhamos em casa, muitas vezes, ultrapassamos a nossa jornada habitual de trabalho e ficamos mais tempo em frente às telas. Esse descuido é extremamente prejudicial, já que nos deixa menos ativa e ainda impacta, diretamente, nossa coluna e articulações.

Faça exercícios compensatórios, aposte em alongamentos, tenha algumas pausas ao longo do dia para se movimentar e não fique mais tempo que o necessário em frente ao computador ou celular. Você vai me agradecer por isso um dia.

3) A agenda deve fazer parte da sua rotina. Se programe!
Muitas vezes as pessoas ficam 10, 11 horas em frente ao computador trabalhando, mas, na verdade, não estão mais produzindo, porque a atenção está em outro lugar ou situação.

Essa má gestão do tempo causa estresse, que, por sua vez, favorece o acúmulo de gordura abdominal e a perda de músculos. Por isso, quando estiver trabalhando, esteja 100% focada nessa tarefa. Encerre o expediente e, então, aproveite o resto do dia e da noite para as outras tarefas da sua vida.

Pode ser que a gente não consiga mudar tudo de uma vez, mas aos pouquinhos conseguiremos regularizar a nossa saúde. E claro, quero ver todas vocês com o check up em dia, hein? A(o) ginecologista te espera para uma visita.

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial