AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / RELACIONAMENTO

Esfriou a relação? Entenda por que os casais param de ter relações sexuais

Quer dicas para melhorar a relação sexual? Conversamos com uma sexóloga sobre os fatores que levam o casal a diminuir a frequência das relações; saiba mais

A relação esfriou? Confira dicas para melhorar a relação sexual - jcomp │Freepik
A relação esfriou? Confira dicas para melhorar a relação sexual - jcomp │Freepik

O sexo é uma parte fundamental da vida a dois e manter a sintonia pode se tornar um desafio a longo prazo. Quem vive o matrimônio sabe que é comum a relação esfriar com o passar dos anos. Após um período de 18 a 24 meses de relacionamento, a frequência sexual reduz para a maioria dos casais. Isso porque o casal se depara com outras responsabilidades para dividir a atenção — e, por isso, dicas para melhorar a relação sexual são tão importantes!

As tarefas no dia a dia, a chegada dos filhos, o estresse e as mudanças hormonais são alguns dos fatores que afastam o casal da prática sexual. De acordo com Débora Padua, educadora e fisioterapeuta sexual, esse afastamento também revela a falta de intimidade emocional entre o casal. 

“Ambos precisam estar dispostos a mostrar suas fragilidades, fantasias e desejos”, diz a especialista. Além disso, a comunicação também é um ponto essencial da manutenção da vida a dois. A diminuição do sexo no casamento não significa que o casal não se gosta mais, mas reflete a perda do diálogo.

“Quando o casal tem dificuldade em se comunicar e não existe mais o interesse pelo sexo, eles acabam não entendendo o que está acontecendo, devido ao receio de perguntar ou não saber como entrar no assunto, prejudicando o relacionamento pela simples falta de diálogo.”

Confira a seguir os principais pontos que comprometem a vida sexual no casamento e veja dicas para melhorar a relação sexual hoje mesmo: 

ROTINA

Com o acúmulo de tarefas e responsabilidades, o casal também pode se tornar refém de um grande vilão da vida romântica: a rotina. Morar durante muitos anos na mesma casa, sem espaço para uma aproximação mais criativa, acaba criando um ambiente desfavorável para a paquera. 

Embora a realidade possa parecer massacrante, manter a chama acesa exige um certo esforço. “Quando o casal não se dá prioridade, eles deixam de sair juntos, de se agradarem, de se arrumarem um para o outro. Entre outros motivos que contribuem para reduzir o interesse sexual”, diz a especialista. 

Gretchen, de 64 anos, revela suas táticas usa para manter a sexualidade em dia.

ESTRESSE 

O estresse tem efeito negativo em praticamente tudo na vida, e quando falamos de sexualidade não é diferente. “Quando estamos estressados sentimos desânimo, cansaço e o sexo fica em segundo plano, já que não estamos dispostos a ter ralações sexuais”, salienta a educadora.  

Contudo, esse fator acaba afetando as mulheres de maneira mais significativa. Em geral, os homens lidam melhor com essa situação, já que eles utilizam o sexo como uma forma de relaxar. Já as mulheres acabam não se interessando pelo sexo quando estão em situações estressantes, com sobrecarga de trabalho, problemas financeiros ou com os filhos, por exemplo. 

Dicas para melhorar a relação sexual
Elisa Ventur │Unsplash

HORMÔNIOS

Os hormônios podem afetar a vida de homens e principalmente das mulheres quando o assunto é sexualidade. “A busca por um profissional que faça essa avaliação individual pode fazer toda diferença, como é o exemplo de mulheres na menopausa ou pós-parto”, orienta a fisioterapeuta. 

Na maturidade, o ressecamento vaginal ou disfunção erétil podem aparecer como consequência natural do corpo humano. Além disso, outras razões também podem transformar a vida sexual. “Essas mudanças não podem significar o abandono da parceria, erotismo, brincadeiras sexuais e namoro”. Conforme lembra Débora, existem dicas para melhorar a relação sexual, com outras formas de sentir prazer e explorar a sexualidade. “Em qualquer idade podemos descobrir que o sexo pode ser maravilhoso mesmo com as mudanças”, destaca Débora. 

COMO REACENDER A CHAMA DA PAIXÃO? 

A boa notícia é que nem tudo está perdido. É possível retomar as rédeas do relacionamento e melhorar relação sexual do casal. “Qualquer momento é o momento para casais interagirem mais, tentar maneiras novas de falar sobre sexo, testar novos estímulos com brinquedos eróticos ou conversas mais picantes”, diz a especialista. 

A novidade é um bom tempero para uma relação que já esfriou. Outras dicas para melhorar a relação sexual são: apostar em locais diferentes — mesmo em casa — para aumentar a emoção; usar iluminação indireta para ‘criar um clima’; velas aromáticas ou uma massagem para incentivar o toque. Embora uma dose de criatividade seja bem-vinda, coisas mais simples, como filmes e jantares românticos, podem fazer com que a noite seja como nos velhos tempos. 

Confira dicas para melhorar a relação sexual
Jonathan Borba │Unsplash

Você já ouviu falar sobre a crise dos 7 anos? Saiba mais sobre o temido período que atinge também os casais mais jovens.