AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / É POSSÍVEL!

Como cobrir cicatrizes e manchas de acne com maquiagem?

Aprenda a cobrir cicatrizes e manchas de acne de forma eficaz com dicas de maquiagem profissional e saiba como obter um acabamento natural

Cicatrizes e manchas de acne - Foto: Reprodução/Freepik
Cicatrizes e manchas de acne - Foto: Reprodução/Freepik

Espinhas, cravos, manchas e feridas na face costumam ser incômodos, pois se destacam mais. Neste sentido, a maquiagem também tem a função primordial de cobrir essas imperfeições. Mas como fazer isso da maneira correta?

AnaMaria conversou com Kelly Nogueira, fundadora de uma clínica de estética, sobre o assunto. Ela destaca que muitas pessoas se sentem inseguras com essas marcas visíveis. A maquiagem se torna uma aliada nesse sentido, podendo cobrir a área em questão de forma eficaz.

Ela alerta que é essencial ter cuidado ao disfarçar manchas, evitando destacá-las ainda mais. O uso incorreto de produtos pode ter o efeito contrário, ressaltando as imperfeições. Nogueira oferece dicas importantes para uma cobertura eficiente de áreas com imperfeições no rosto.

Acne só dá em adolescente? Não! Saiba mais sobre a espinha na fase adulta

Dicas para cobrir cicatrizes e manchas de acne com maquiagem

Preparação da pele: antes de aplicar qualquer maquiagem, limpe o rosto com um cleanser suave para remover sujeira e oleosidade. Use um primer facial para peles com acne, suavizando a textura da pele e reduzindo a aparência dos poros.

Hidrate a pele com um produto leve para peles acneicas, garantindo uma aplicação uniforme da base. Os hidratantes para pele acneica são são comedogênicos, o que significa que eles não obstruem os poros e são livres de óleos ou substâncias que podem piorar a acne. 

Aplicação do corretivo: o corretivo é fundamental para esconder manchas. Escolha um tom que se iguale à sua pele e aplique-o com um pincel fino diretamente sobre as áreas afetadas, dando batidinhas para uma cobertura completa.

O corretivo é um produto que não só corrige imperfeições, como também tem as funções de iluminação, definição de contorno, preparação para a base, fixação da maquiagem e garantir uma aparência natural.

Corretivos coloridos: além do corretivo tradicional, os corretivos coloridos podem neutralizar diferentes tonalidades de manchas. Por exemplo, o corretivo verde neutraliza manchas avermelhadas, enquanto o amarelo esconde manchas roxas.

Aplique o corretivo colorido e depois um da cor da sua pele por cima, esfumando bem para uma transição suave. O batom vermelho pode ser usado como um corretivo improvisado em situações de emergência, mas não é ideal para substituir um corretivo específico para a pele.

Isso porque o batom vermelho tende a ser altamente pigmentado, o que pode proporcionar uma cobertura forte e eficaz em manchas escuras ou vermelhas, como acne inflamada.

No entanto, a cor intensa pode não ser adequada para todas as áreas do rosto, especialmente sob os olhos, onde a pele é mais fina e sensível.

Os corretivos são formulados para serem suaves, leves e não obstruírem os poros. O batom, por outro lado, pode ter uma textura mais espessa e oleosa, o que pode não ser ideal para áreas propensas à acne ou pele oleosa.

Alguns ingredientes presentes no batom, como fragrâncias e corantes, podem irritar a pele sensível, especialmente se usados ​​em áreas problemáticas como espinhas ou manchas de acne.

A durabilidade do batom como corretivo pode ser limitada, especialmente se não for selado adequadamente com pó translúcido. Ele pode transferir facilmente e não permanecer intacto por longos períodos de tempo.

Aplicação da base: aplique a base com um pincel ou esponja, começando do centro do rosto e espalhando para fora. Construa a cobertura gradualmente nas áreas com mais imperfeições, esfumando bem para um acabamento natural.

Finalização com pó compacto: finalize com um pó compacto translúcido para fixar a maquiagem e controlar o brilho. Aplique suavemente em todo o rosto com um pincel grande e fofo, evitando excessos para não ressecar a pele.

Leia também 

Resenha: Skinceuticals Phyto Corrective acaba mesmo com as marquinhas de espinha?

Testei produtos da linha Acne Control Nivea; será que vale a pena?

Xô, cravos! Saiba como dar adeus aos indesejados pontinhos pretos