AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Saiba mais!

Pode usar maquiagem vencida? Especialista explica os riscos

Parte da rotina de beleza de muitas, o uso de maquiagem vencida pode trazer vários danos à pele

Usar maquiagem vencida pode trazer uma série de consequências, AnaMaria te explica! - Unsplash/Rosa Rafael
Usar maquiagem vencida pode trazer uma série de consequências, AnaMaria te explica! - Unsplash/Rosa Rafael

A rotina de cuidados com a beleza pode envolver uma série de produtos, não é mesmo? Quando se trata de cosméticos, entender suas especificações impacta nos resultados que eles podem oferecer. Usar maquiagem vencida, por exemplo, pode trazer uma série de consequências, AnaMaria te explica!

A atenção à validade dos produtos nem sempre é priorizada e, por vezes, surge a dúvida se a maquiagem realmente vence. A resposta é sim, cada produto de beleza vem com uma data de validade indicada na embalagem, que deve ser respeitada.

E não é por acaso. Esse prazo indicado para o uso é estabelecido pelos fabricantes para garantir que o produto seja eficaz e seguro durante esse período. Por isso, ao ultrapassá-lo alguns perigos se fazem presentes.

RISCOS DE USAR MAQUIAGEM VENCIDA

A médica titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcia Linhares, aponta algumas consequências à saúde da pele que podem ser notadas ao utilizar produtos fora da validade:

  • Irritações e alergias: com o passar do tempo, as substâncias presentes na maquiagem podem se decompor, provocando reações alérgicas ou irritações na pele;
  • Infecções: produtos vencidos podem ser um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos, aumentando o risco de infecções cutâneas;
  • Redução da eficácia: a qualidade e a pigmentação podem ser afetadas, tornando o produto menos eficaz.

A atenção deve ser redobrada para as peles maduras que requerem cuidados especiais, já que tendem a ser mais secas e apresentar maior sensibilidade. “O uso de maquiagem vencida pode acentuar linhas de expressão, causar desidratação e irritações, comprometendo ainda mais a saúde da pele nessa faixa etária”, afirma a médica.

Por isso, além de cuidar bem dos seus cosméticos, é essencial adotar uma rotina de cuidados com a pele, incluindo limpeza, hidratação e proteção solar diária, orienta a especialista. “Para peles maduras, produtos com antioxidantes, retinóides e ácido hialurônico podem ajudar a manter a pele saudável e viçosa”, explica.

MAS O QUE VENCE PRIMEIRO?

Com tais riscos em mente, olhar para os prazos exige um cuidado redobrado. Para isso, é importante saber as especificações para cada tipo de cosmético, principalmente, os produtos líquidos e cremosos, as máscaras de cílios e delineadores líquidos, e os produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), como orienta a médica.

1. Produtos líquidos e cremosos: itens como bases, corretivos líquidos e cremes hidratantes têm uma vida útil mais curta em comparação com produtos em pó. “Isso ocorre porque os líquidos e cremes são mais suscetíveis à contaminação por bactérias e fungos, especialmente quando entram em contato frequente com a pele e o ar”, afirma.

2. Máscaras de cílios e delineadores líquidos: estes produtos possuem um dos menores prazos de validade entre os cosméticos, geralmente de 3 a 6 meses após abertos. “O risco de contaminação é alto devido ao contato próximo com os olhos e à exposição a microrganismos presentes na pele e no ar”, explica.

3. Produtos com FPS: protetores solares e cosméticos com fator de proteção solar incorporado podem perder sua eficácia após o vencimento, pois os compostos responsáveis pela proteção solar se degradam com o tempo.

Além de evitar usar maquiagem vencida, higienizar os pincéis regularmente é fundamental
Além de evitar usar maquiagem vencida, higienizar os pincéis regularmente é fundamental - Unsplash/ Natallia Photo

DE OLHO NOS PRAZOS

De maneira geral, a vida útil de um cosmético pode variar dependendo da formulação, da embalagem e do armazenamento, explica Marcia Linhares. “ Por isso, sempre verifique na embalagem a data de validade específica e observe sinais de que o produto pode não estar bom para uso, como mudança de cor, textura ou odor”, orienta.

Assim, o prazo de validade de alguns dos cosméticos mais comuns para cabelo e pele, após serem abertos são:

  • Shampoos e condicionadores: de 1 ano a 1 ano e meio
  • Máscaras de tratamento capilar: 1 ano
  • Produtos leave-in e óleos capilares: 1 ano
  • Produtos de styling (como géis, mousses e sprays): de 1 a 2 anos
  • Limpeza facial: de 6 meses a 1 ano
  • Tônicos faciais: de 6 meses a 1 ano
  • Cremes hidratantes e loções: 1 ano
  • Séruns e tratamentos específicos (como vitamina C, retinol): de 6 meses a 1 ano
  • Protetor solar: 6 meses a 1 ano
  • Bases e corretivos líquidos ou cremosos: de 6 meses a 1 ano
  • Pós faciais, blushes e sombras: de 1 a 2 anos
  • Delineadores líquidos e máscaras de cílios: de 3 a 6 meses
  • Batom e gloss: de 1 a 2 anos

Em todos os casos, é importante verificar a data de validade na embalagem, pois ela pode variar conforme a composição do produto.

Vale destacar ainda que o símbolo de um pote aberto com um número seguido pela letra "M" (por exemplo, "12M"), muito presente nas embalagens, indica quantos meses o produto é considerado seguro para uso após ser aberto.

Dermatologista alerta para os cuidados importantes com pincéis de maquiagem

DICAS DE CONSERVAÇÃO DOS COSMÉTICOS

Para prolongar a vida útil dos seus cosméticos e manter a pele saudável, algumas dicas podem te ajudar, como lista a especialista. Confira:

1. Armazenamento adequado: mantenha os produtos em locais frescos e secos, longe da luz solar direta; Cosméticos devem ser guardados longe de ambientes úmidos como banheiros, que podem favorecer o crescimento de fungos e bactérias. Preferir locais frescos, secos e, se possível, escuros;

2. Higiene: lave as mãos antes de aplicar a maquiagem e evite compartilhar seus produtos com outras pessoas;

3. Feche bem: certifique-se de que todas as tampas e fechos estão bem fechados após o uso para evitar a entrada de ar e microrganismos;

4. Prazo de validade: respeite a data de validade e observe qualquer mudança de cor, cheiro ou textura dos produtos.

5. Evite o contato direto: use espátulas ou pincéis limpos para retirar produtos de potes, ao invés dos dedos, para reduzir a contaminação.

6. Limpeza de acessórios: pincéis e esponjas de maquiagem devem ser limpos regularmente para evitar a transferência de bactérias para os produtos e para a pele.

7. Uso consciente: abra e use um produto de cada vez, especialmente aqueles com vida útil mais curta, para evitar o desperdício e a necessidade de usar algo fora do prazo.

8. Não diluir produtos: adicionar água ou qualquer outro líquido para fazer um produto render mais pode alterar sua formulação, reduzindo sua eficácia e aumentando o risco de contaminação.

Marcia lembra que, ao primeiro sinal de irritação ou desconforto após o uso de um produto, é recomendado interromper sua utilização e consultar um dermatologista. “A saúde da pele é fundamental e não deve ser comprometida pelo uso de maquiagem ou qualquer outro produto de beleza vencido”, pontua a especialista..

Linda sempre! Aprenda como preservar a maquiagem em dias de calor