AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Para que serve a touca de cetim? Acessório é queridinho de Giovanna Pitel

Item é importante para a manutenção da beleza e saúde dos fios com curvatura; entenda para que serve a touca de cetim e aprenda a usar!

Touca de cetim em Giovanna Pitel - Foto: Reprodução/Rede Globo
Touca de cetim em Giovanna Pitel - Foto: Reprodução/Rede Globo

Todos os anos, o 'Big Brother Brasil' lança tendências e um dos temas mais debatidos são os cuidados das participantes com a pele e os cabelos. Na atual edição, Giovanna Pitel tem chamado atenção por andar dia e noite com uma touca de cetim.

Mas para que serve a touca de cetim e por que Pitel não a tira da cabeça? É um acessório simples e barato que pode trazer muitos benefícios para os cabelos cacheados. Se você busca fios mais saudáveis, macios e brilhantes - e um day after de dar inveja -, vale a pena investir nela e incluí-la em sua rotina.

A AnaMaria conversou com Zica Assis, fundadora de uma rede especializada em cabelos cacheados, crespos e ondulados, para explicar sobre porque a touca de cetim é tão importante para a manutenção da beleza e da saúde dos fios com curvaturas. 

De acordo com a especialista, a touca de cetim protege os fios contra o frizz, a umidade, o frio e até contra a perda da modelagem. Também contribui para que ele se mantenha desembaraçado.

“Isso porque ela evita o atrito dos fios com a fronha do travesseiro enquanto você dorme. Além disso, deixa o cabelo mais hidratado porque o contato com a fronha de algodão resseca mais os fios do que o cetim ou a seda”, explica.

Touca de cetim: para que serve esse item tão usado no BBB 22?

Benefícios da touca de cetim

Quem tem o cabelo crespo ou cacheado com certeza já se deparou com alguns nós, aqueles bem pequenos, mas que custam tempo e impacto no desembaraço. Esse tipo de nó também pode ser formado a partir do atrito entre a fibra capilar e o tecido durante a noite.

Por isso, quando protegemos os fios com uma touca de cetim, até a quantidade de cabelos que caem no momento de pentear pode diminuir, já que estarão menos embaraçados. Ela ajuda também na definição dos cachos.

Como o tecido da touca é super liso e não estimula o espalhamento dos fios, eles permanecem alinhados e definidos por muito mais tempo. O resultado dessa junção dos sonhos só poderia ser um cabelo saudável e bonito por muito mais tempo, mesmo além do dia da lavagem.

Veja mais benefícios da touca de cetim na hora de dormir

Por que crespas e cacheadas são favorecidas com a touca de cetim?

Pessoas cacheadas, crespas e onduladas ou com cabelos finos acabam se beneficiando ainda mais devido à maior fragilidade e tendência ao embaraço e ao frizz persistente que esses tipos de fios já possuem. 

Dicas para usar a touca de cetim:

  • Escolha o tamanho certo: a touca deve ficar bem ajustada na cabeça, sem apertar ou ficar folgada.
  • Use na hora de dormir: o uso da touca de cetim é mais recomendado à noite, durante o sono.
  • Escolha o material certo: opte por toucas de cetim puro ou com alta porcentagem de seda.
  • Lave a touca regularmente: a touca deve ser lavada com frequência para evitar o acúmulo de suor e oleosidade.

E tem mais: ela não deve ser usada com os cabelos úmidos. Não basta lavar e secar com o secador. O couro cabeludo leva seis horas para secar. Para usar a touca, é preciso secar o cabelo até seis horas antes de dormir.

Deve ser lavada semanalmente e secar sob luz intensa para matar todos os fungos e bactérias. O melhor é ter duas toucas e alternar. Enquanto uma está lavando e sendo esterilizada ao sol, usa a outra. Nunca guarde em local úmido e abafado, como o banheiro.

Touca de cetim: conheça as vantagens e saiba como usar

Leia também

Desembaraçar fios como Yasmin Brunet pode prejudicar a saúde capilar?

Cabelos das participantes do 'BBB 24' ditam tendências nos salões

Yasmin Brunet diz que não lava o cabelo com frequência; hábito é perigoso?