AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / CUIDADO DIÁRIO

Por que devemos passar protetor solar no rosto diariamente?

Mesmo em dias nublados, passar protetor solar no rosto é muito importante. Conheça os motivos!

Por que devemos passar protetor solar no rosto diariamente? - Onela Ymeri/Unsplash
Por que devemos passar protetor solar no rosto diariamente? - Onela Ymeri/Unsplash

Precisa mesmo passar protetor solar no rosto todos os dias ou apenas nos dias quentes e em idas à praia ou à piscina?

Mesmo com o aumento no interesse pelo cuidado com a pele, a última pesquisa do Instituto de Cosmetologia indica que 71% da população brasileira ainda não faz uso diário do protetor solar. O resultado também revela que o principal motivo é o alto custo do produto.

De fato, não é o item mais barato do mercado e, dependendo da marca, pode superar o valor de R$ 100,00. Mas, é fundamental adotar essa medida diariamente: o protetor solar no rosto todos os dias é indispensável para a saúde e para manter a pele bonita e vívida. 

AnaMaria explica a importância de passar protetor solar no rosto, a seguir. De quebra, veja opções que não pesam no bolso.

Veja quatro passos para encaixar uma rotina de cuidados no seu dia a dia corrido.

POR QUE PASSAR PROTETOR SOLAR TODOS OS DIAS?

passar protetor solar no rosto
Reprodução/Freepik

O próprio nome já indica o motivo, mas o óbvio também precisa ser dito: para se prevenir da radiação solar.  Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a exposição aos raios UV pode atingir as pessoas de três maneiras: diretamente, dispersa em céu aberto e refletida no ambiente.

Ou seja, o protetor solar  impede a exposição dos raios UV ao longo do dia, mesmo que essa radiação ultrapasse vidros e janelas. E vale lembrar: se excessiva, ela pode se tornar o principal fator de risco para o câncer de pele!

Cauê Cedar, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica à AnaMaria que os raios solares UVA e UVB são os responsáveis pela alta incidência do câncer de pele, tipo mais comum na população de vários países do mundo, incluindo o Brasil.

Leia mais: Ana Maria Braga fala sobre o câncer de pele: ''pinta que começou a crescer".

“Por isso, o sol não é uma exigência para a aplicação do filtro solar. A gente usa mesmo em dias nublados, porque, ainda assim, boa parte dos raios solares atingem a superfície da pele”, diz Cauê. 

O produto, portanto, não deve ser aplicado apenas quando houver exposição ao sol. A aplicação deve ser feita todos os dias, até dentro de casa. Segundo o especialista, o uso também deve ser intensificado entre às 10h e às 16h, quando há mais ocorrência dos raios UVB, responsáveis pelo carcinogênese, processo de formação do câncer. 

O dermatologista revela também que, com as novas tecnologias, o fotoprotetor ainda protege contra a radiação infravermelha e luz visível que causam o envelhecimento precoce da pele e alteram a produção de colágeno.

”O protetor entra como medida preventiva não só para o câncer de pele, mas para o fotoenvelhecimento, que tem uma grande demanda estética”, conta Cedar.

Pele oleosa? Aqui não! Conheça sete produtos incríveis para incluir no skincare

QUAL O FPS IDEAL?

passar protetor solar
Reprodução/Freepik

Sabe aquela sigla escrita em todos os rótulos dos protetores solares? Significa Fator de Proteção Solar (FPS) e é um índice que determina quanto tempo a pele leva para apresentar vermelhidão ou queimadura. Portanto, quanto maior o número, maior o período de proteção garantida e, por isso, a reaplicação pode ser feita após mais tempo.

Entre os fatores disponíveis no mercado, Cauê explica que a recomendação geral é de protetores com FPS maior ou igual a 30 e que o aumento do fator está diretamente relacionado se o paciente tiver histórico de câncer de pele ou conforme a tonalidade da mesma: “A gente acaba sugerindo protetores com fatores de proteção solar maiores para pacientes que sejam mais ‘branquinhos’, ou seja, com fototipo mais baixo.”

Isso não significa, porém, que pessoas de peles negras não precisam passar  protetor solar todos os dias. Peles escuras não garantem proteção, é preciso passar o produto, sim, segundo o especialista.“A pessoa negra teria um fator de proteção solar intrínseco a ela de até 13. Ou seja, ela ainda não estaria fotoprotegida de maneira consensual”, observa

Você sabe quais os benefícios da gelatina para a pele, unhas e cabelo?

MELHORES INDICAÇÕES DE PROTETOR SOLAR BARATO

*Os preços foram pesquisados em fevereiro/24 e podem sofrer alterações conforme região e data.

L’Oreál Expertise

  • Preço: 31,30 

Neutrogena Sunfresh

  • Preço: R$ 42,89

Nivea Sun

  • Preço: 32,90

Actine Protetor Solar

  • Preço: 43,90

Quer outras opções? Confira mais três protetores solares para o rosto para te salvarem do sol.