AnaMaria
Dicas de Beleza / Cuidados

Saiba como manter a pele saudável e linda durante as temperaturas altas

Veja dicas de como manter a pele saudável durante as altas temperaturas

Karla Precioso Publicado em 21/03/2020, às 14h30

Este é o melhor método para limpar a pele, mantendo-a jovem - Banco de Imagem/Getty Images
Este é o melhor método para limpar a pele, mantendo-a jovem - Banco de Imagem/Getty Images

A estação mais quente do ano é ideal para curtir praia, parque e atividades ao ar livre. Mas a exposição ao sol demanda cuidados redobrados com a pele. 

A nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo, indica os alimentos que protegem a derme, já que todos os tipos de pele estão sujeitos a alterações quando os termômetros marcam temperaturas altas. 

“O excesso de transpiração promove a perda de nutrientes importantes. Para repor, nada melhor que lançar mão de alguns ingredientes naturais, que também podem ser usados de forma tópica e trazer bons resultados”, afirma. 

Confira quais são eles.

HIDRATAÇÃO X CÚTIS SAUDÁVEL
O primeiro passo é manter a pele limpa, mas isso não quer dizer que devemos lavar o rosto toda hora. Essa prática, na verdade, tem um efeito inverso: se você retira toda a oleosidade da pele, seu corpo entende que você precisa produzir ainda mais óleo, estimulando as glândulas sebáceas. 

O correto é lavar no máximo três vezes por dia, com o sabonete adequado para o seu tipo de pele. Depois da limpeza, é a vez do hidratante. Mas é importante atentar para o tipo de pele, já que cada um tem uma necessidade específica.

Pele normal ou seca pede hidratantes mais potentes, enquanto a pele oleosa requer produtos oil free (sem óleo vegetal), de preferência de gel. Recomenda-se ainda a ingestão de líquidos e de alimentos ricos em vitamina C para manter a pele hidratada e saudável.

O QUE ACONTECE COM A PELE 
O calor aumenta a transpiração e a oleosidade no rosto. E a exposição ao sol faz com que a pele perca água e fique ressecada. Por isso, se hidratar bem é o passo inicial para manter a derme sempre saudável.

PARA CONTER A OLEOSIDADE 
Em dias quentes, é comum o corpo produzir mais suor e o rosto ficar com aquele brilho que incomoda. “Alguns alimentos, como a maçã e o pepino, têm poder adstringente e ajudam a limpar o rosto (excelente benefício para quem possui acne)”, explica a especialista. 

Além disso, a fruta ainda hidrata, repondo a água da pele. Já o pepino, com propriedades clareadoras, diminui a vermelhidão ocasionada pelo sol e, de quebra, ameniza as olheiras. Ambos podem ser usados em rodelas ou extraídos o suco para aplicar com um algodão sobre a face higienizada. 

ROSTO SECO NUNCA MAIS! 
Engana-se quem pensa que a pele seca leva vantagem diante do sol forte. Por ser mais sensível, há maior risco de descamação, ressecamento e até feridas. Para manter a cútis saudável e com um aspecto bonito, mel e aveia são bons itens para serem associados às máscaras faciais caseiras, já que suas propriedades altamente hidratantes atingem camadas profundas da derme. 

“Outra vantagem é o poder anti-inflamatório, que ajuda na cicatrização de feridas e até a diminuir as linhas de expressão”, fala Ellen. A hidratação do mel é proveniente das moléculas de açúcar, enquanto a aveia possui grânulos perfeitos para uma esfoliação leve, podendo ser combinados entre si para potencializar os resultados. 

ESFOLIAÇÃO NATURAL 
Este é o melhor método para limpar a pele, mantendo-a jovem. Esfoliar com mel e açúcar, além de limpar, promove a hidratação. Basta misturar 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de açúcar e aplicar no rosto em movimentos circulares suaves. Deixe agir por 10 minutos e remova com água. 

PELE NORMAL TAMBÉM REQUER CUIDADOS 
Mesmo que ela tenha um bom nível de hidratação, o uso de produtos inadequados pode causar alterações e desencadear aumento do suor ou ressecamento. O iogurte é um grande aliado por possuir ácido lático. Ele hidrata, combate os efeitos da poluição e reduz os poros. 

“É um alimento repleto de proteínas, cálcio, vitaminas B2, B12 e D, completa a nutricionista. Uma dica é espalhar uma camada bem grossa sobre a pele limpa e deixar agir por 20 minutos. Isso irá promover uma limpeza suave e desobstruir os poros”.