AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Aprenda dicas para perder peso de maneira eficaz a duradoura

Em meio a tantas opções, a recomendação é conhecer, avaliar, escolher e se comprometer com a melhor estratégia de emagrecimento

Karla Precioso Publicado em 13/03/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
AnaMaria conversou com Bruna Marisa, médica especialista em emagrecimento - Pixabay
AnaMaria conversou com Bruna Marisa, médica especialista em emagrecimento - Pixabay

Que a obesidade é um problema de saúde pública, todos sabemos, mas, em meio a tantas ofertas para emagrecer, qual seguir? A AnaMaria conversou com BrunaMarisa, médica especialista em emagrecimento e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) que, apoiada em longos anos de estudos acadêmicos, concluiu que, para alcançar um emagrecimento eficaz e duradouro, é preciso passar por três etapas fundamentais, intitulada por ela de Os Três Pilares Sustentáveis para um Emagrecimento Duradouro: mudança de comportamento, plano nutricional individualizado e aumento de gasto energético.

Estudos apontam que, a cada três pessoas, duas estão acima do peso e precisam emagrecer, e que a alimentação tem papel fundamental na saúde. Ainda assim, o que não faltam são receitas milagrosas com promessas de emagrecimento rápido e eficaz. Mas, o que a ciência tem a nos dizer sobre as dietas aliadas à boa alimentação? Dieta low-carb, jejum intermitente e dieta cetogênica são algumas das propostas. A especialista comenta os pontos positivos e negativos dessas propostas.

  • LOW CARB

Tendo como objetivo não gerar picos de insulina no organismo, a dieta de baixa ingestão de carboidratos proporciona a queima de gordura, impedindo a produção de novas células de gordura.

PONTOSPOSITIVOS: perda rápida de peso, restringindo o consumo de açúcar e alimentos processados. A pessoa não sentirá fome, já que proteínas (carnes e ovos), oleaginosas e gorduras boas podem ser consumidos sem restrições. Além disso, baixa os níveis de triglicérides, colesterol e açúcar no sangue.

PONTOSNEGATIVOS: pode haver reganho do peso que foi perdido, caso não hajam as mudanças de hábitos por toda a vida, limita o consumo de frutas e verduras, pode causar dores de cabeça, constipação, falta de certas vitaminas. Deve ser feita também sob orientação médica. Não dá para encarar a low carb como mais uma dieta que você faz e volta a consumir tudo que deseja quando elimina os quilos em excesso. Ela deve ser encarada como um estilo de vida, uma conscientização, para que, assim, você possa usufruir de todos seus benefícios, que são para a vida toda.

  • CETOGÊNICA

​Tem como objetivo quase que zerar os níveis de insulina no sangue para que o corpo entre em cetose e recorra ao estoque de gordura do corpo, a fim de mantê-lo funcionando.

PONTOSPOSITIVOS: perda rápida de peso, maior saciedade, melhora de sintomas do autismo, esquizofrenia, doenças crônicas, aumento dos níveis da atividade cerebral. Ainda utiliza as gorduras do corpo como fonte de energia para manter o organismo funcionando.

PONTOSNEGATIVOS: prisão de ventre, restrição total de carboidratos. É de fato uma estratégia muito difícil de ser mantida e nem todos se adaptam. Muitas pessoas não têm indicação para uso. Ela só deve ser indicada em situações muito específicas e por um curto período de tempo.

  • JEJUM INTERMITENTE 

​Talvez seja a prática mais antiga, vinda dos tempos paleolíticos, onde comia-se uma vez ao dia. Assim, mesmo sendo chamado de dieta, na verdade, é uma estratégia nutricional que se caracteriza por períodos alternados de jejum e alimentação.

PONTOSPOSITIVOS: longevidade, ajuda no emagrecimento e prevenção de doenças degenerativas e cardíacas, melhora a função cerebral e aumenta a sensibilidade à insulina.

PONTOSNEGATIVOS: no início, pode provocar dores de cabeça, tontura, halitose, entre outros. Por isso, é preciso uma preparação para iniciar o jejum, sendo fundamental a orientação e acompanhamento médico adequado. “Ele não deve ser visto como uma dieta isolada, mas sim como uma estratégia de emagrecimento que, atrelada a qualquer dieta de baixo valor calórico, traz infinitos benefícios para o corpo” diz a especialista

  • A MELHOR ESCOLHA

A melhor dieta para emagrecer? “É aquela em que você se adapta, acredita e está disposta a praticar como estilo de vida. Ter dedicação, persistência, autoconfiança e otimismo são fatores fundamentais para que qualquer projeto na vida tenha sucesso”, aconselha Bruna. É importante também que a pessoa saiba o motivo de querer emagrecer, e que esse motivo sirva como o primeiro passo para uma longa jornada. Com essa motivação, defina metas alcançáveis e siga à risca cada passo.