AnaMaria

Nova pesquisa confirma: macarrão não engorda e ainda ajuda a emagrecer

Comer espaguete para perder peso? Sim! E a principal dica é cuidar da quantidade. Saiba quanto

AnaMaria Digital Publicado em 07/05/2018, às 14h04 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Estudo diz que o macarrão pode ser considerado carboidrato bom por ter baixo índice glicêmico - Shutterstock
Estudo diz que o macarrão pode ser considerado carboidrato bom por ter baixo índice glicêmico - Shutterstock

Notícia boa para quem ama macarrão, mas evita comer para não engordar! Um estudo do Hospital St. Michael, em Toronto, no Canadá, concluiu que macarrão não atrapalha a dieta e ainda pode ajudar no emagrecimento. Durante 12 semanas, os pesquisadores acompanharam o peso, a gordura corporal, a massa muscular e a circunferência do abdômen de quase 2.500 participantes que comeram cerca de três porções com 70 gramas de macarrão, cada uma, por semana. 

E adivinha o resultado? As pessoas não ganharam peso e ainda perderam meio quilo cada uma! "Este estudo comprovou que a massa não contribui para o aumento de peso ou para o aumento da gordura corporal", afirmou John Sievenpiper, um dos autores do estudo. Para ele, a perda de peso é justificada porque grande parte dos tipos de massa tem um índice glicêmico inferior ao de outros alimentos ricos em amido. Ou seja: o prato de macarrão - visto como inimigo número 1 de tantas dietas -, na verdade, faz parte do time dos carboidratos bons, ao lado da batata doce e da lentilha.

Veja receitas!
Salada de macarrão ceaser
Macarrão picante com tomate e rúcula
Macarrão primavera na pressão

De acordo com o nutricionista Rhiannon Lambert, a noção de que as pessoas precisam cortar as massas para tentar perder peso não passa de um engano. "Se o objetivo é emagrecer, a pessoa deve controla a quantidade das porções de comida, fazendo uma dieta adaptada às necessidades individuais, e se exercitar para queimar mais calorias", afirma. Outra dica é não acrescentar muitos molhos ao prato.