AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Vida financeira

5 Truques para você conseguir poupar dinheiro já!

Saber juntar uma graninha e reinvesti-la de forma eficaz garante um futuro mais tranquilo

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 03/11/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
5 Truques para você conseguir poupar dinheiro já! - Mathieu Stern/Unsplash
5 Truques para você conseguir poupar dinheiro já! - Mathieu Stern/Unsplash

Saber juntar dinheiro e reinvesti-lo de forma eficaz é fundamental não só para alcançar objetivos específicos, mas também para realizar a viagem dos sonhos ou comprar a casa própria, garantir um futuro mais tranquilo e até mesmo antecipar a aposentadoria.

“Muita gente não consegue investir de forma eficiente por guardar dinheiro de maneira irregular, apenas quando sobra algum valor. É preciso entender que para poupar é necessário criar novos hábitos e manter uma regularidade nos investimentos”, diz Paco Fazito, Mestre em Administração de Empresas e Embaixador da S.I.N. Implant System.

1. CONHEÇA SEUS GASTOS

Tenha controle sobre os rendimentos e despesas do dia a dia. Isso pode ser feito de forma simples, anotando em um caderno ou em uma planilha. O método ajuda a perceber quando se está gastando demais com supérfluos e a identificar onde estão os principais gargalos que impedem a formação de patrimônio.

2. ANALISE SUA FATURA

Muitas contas e compras feitas no cartão vão parar no débito automático e acabam sendo esquecidas, como assinaturas de revistas ou serviços de streaming. Só que essas contas devem ser verificadas periodicamente, pois você pode perceber que está pagando por um conteúdo que não está sendo mais consumido. Fique de olho na fatura do cartão e no extrato do banco para analisar se não há nenhum gasto que poderia ser poupado.

3. SEPARE UM VALOR FIXO PARA POUPAR

É importante fazer um planejamento mensal e separar um valor fixo para ser investido. 

4. MANTENHA UM FUNDO DE EMERGÊNCIA

Destinar uma parte do montante aplicado para fazer um fundo de emergência é fundamental. É isso que garantirá que você não tenha que se descapitalizar, caso algo fora do comum aconteça. Aplique esse montante em alguma modalidade de investimento que permita o resgate a curto prazo, devendo garantir os gastos mensais durante seis meses a um ano, cobrindo uma fase onde se perde o emprego ou em que há uma doença em família, por exemplo”.

5. SEGUROS E PLANOS DE SAÚDE TAMBÉM SÃO INVESTIMENTOS

Portanto, devem entrar no planejamento financeiro como ativos garantidores, ou seja, investimentos para apoiar sua saúde financeira no caso de imprevistos.