AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / Dinheiro

4 dicas para economizar no mercado

Consultora financeira explica como reduzir os gastos na hora de fazer compras

Redação EdiCase Publicado em 26/04/2023, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Organizar as finanças ajuda a economizar na hora de fazer compras no supermercado - hedgehog94 | Shutterstock
Organizar as finanças ajuda a economizar na hora de fazer compras no supermercado - hedgehog94 | Shutterstock

Nos últimos anos, devido ao crescimento do valor dos produtos, as despesas com alimentos têm adquirido cada vez mais espaço orçamento da população brasileira. Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação de alimentos no Brasil fechou em alta de 5,8% em 2022, sendo o grupo de alimentação e bebidas responsável por quase metade deste resultado.

Por isso, a consultora financeira Camila Santos lista quatro dicas para você reduzir as despesas com supermercado. Confira!

1. Faça uma lista de compras

O planejamento é a chave de qualquer organização financeira; e, no caso das compras, a boa e velha lista é uma ferramenta interessante para planejar e não exceder o limite de gastos. Ela pode ser feita à mão ou no próprio celular. Além disso, ela ajuda a não esquecer nenhum alimento e economiza (além do dinheiro) o tempo dentro do estabelecimento.  

2. Visite o mercado periodicamente

Segundo Camila Santos, o ideal é ir às compras quinzenalmente, pois assim evita-se o desperdício de alimentos que podem estragar.  

Mulher sorridente fazendo compras em supermercado
Compras em mercados atacadistas têm melhor custo-benefício (Imagem: Bernardo Emanuelle | Shutterstock)

3. Prefira os atacadistas

Uma alternativa que ajuda a baratear o preço total da compra é a ida ao atacado. Assim, é possível comprar uma maior quantidade de alimentos com um melhor custo-benefício. Mas é importante que o consumidor não caia na tentação de comprar mais itens que o necessário e acabar gastando mais do que devia.

4. Atente-se às promoções

Quem não gosta de promoção, né? Contudo, antes de se deixar levar pelo momento, o consumidor deve tomar alguns cuidados, como ver a validade do produto e analisar no rótulo se o item é o que diz ser. “Muitos vendem, por exemplo, um produto sem açúcar e cobram mais caro por isso, mas, na tabela nutricional, vemos a adição de outros açúcares com o mesmo teor calórico”, finaliza Camila Santos.

Por Bruna Zanin