AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / Legado

"O Menino Maluquinho" e muito mais: relembre as principais obras de Ziraldo

Ziraldo deixou um grande legado para a cultura brasileira; veja as principais contribuições do escritor e cartunista

Marina Borges

por Marina Borges

mborges_colab@caras.com.br

Publicado em 07/04/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ziraldo deixou um legado extraordinário para a literatura brasileira - Reprodução/Instagram
Ziraldo deixou um legado extraordinário para a literatura brasileira - Reprodução/Instagram

O Brasil perdeu um de seus grandes ícones culturais, o cartunista e escritor Ziraldo, aos 91 anos de idade, no último sábado (6). O artista deixa para trás um legado extraordinário, marcado por sua contribuição para a literatura infantil, que continua a inspirar gerações de brasileiros.

A seguir, AnaMaria relembra alguns dos principais sucessos de Ziraldo. Muito além de 'O Menino Maluquinho', veja obras que cativaram e encantaram públicos de todas as idades ao longo da carreira do escritor:

1. 'O Menino Maluquinho'

obras de ziraldoPublicado em 1980, este livro se tornou um marco na literatura infantojuvenil brasileira e a principal obra de Ziraldo. Contando as aventuras do Menino Maluquinho, que tinha como marca registrada uma panela na cabeça, o escritor conquistou o coração de milhões de crianças e adultos, transmitindo mensagens de amizade, diversão e criatividade.

2. 'A Turma do Pererê'

obras de ziraldoLançada pela primeira vez em 1960, a série apresenta um universo mágico povoado por seres encantados e personagens cativantes, inspirados no folclore brasileiro. No centro da história está o Pererê, um saci travesso e carismático que vive nas matas brasileiras e protagoniza inúmeras aventuras ao lado de seus amigos.

3. 'Flicts'

obras de ziraldoPublicado pela primeira vez em 1969, o livro conta a história de uma cor solitária e incompreendida chamada Flicts. Enquanto todas as outras cores têm sua importância e são facilmente identificáveis, ela é única e diferente, sendo sempre ignorada e rejeitada pelas demais. A obra ensina importantes lições sobre autoaceitação, empatia e igualdade.

4. 'O Bichinho da Maçã'

obras de ziraldoPublicado pela primeira vez em 1982, o livro conta a história de um menino que encontra um estranho ser dentro de uma maçã. Na trama, o protagonista, ao morder uma maçã, descobre que dentro dela há um pequeno ser, o "Bichinho da Maçã". Este ser, apesar de pequeno, é cheio de sabedoria e conhecimento, e passa a ensinar ao menino valiosas lições sobre a vida, o mundo e o amor.

5. 'O Menino Marrom'

obras de ziraldoPublicado pela primeira vez em 1986, o livro conta a história de um menino que, ao nascer, surpreende a todos por sua cor de pele diferente. Na trama, o protagonista é um menino nascido com a pele marrom, em contraste com a pele clara de seus pais e irmãos. Ao longo da história, o Menino Marrom enfrenta desafios e preconceitos, mas também encontra apoio e amizade em pessoas que o aceitam como ele é. Com sensibilidade e delicadeza, Ziraldo aborda questões de identidade, diversidade e aceitação, transmitindo importantes valores de respeito e tolerância.