AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Meu filho nunca dorme!

Separamos algumas dicas para quem não tem coragem de deixar a criança chorando, mas quer muito voltar a dormir uma noite toda

Luciana Bugni Publicado em 22/01/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Meu filho nunca dorme! - iStock
Meu filho nunca dorme! - iStock

Seu filho demora muito tempo para adormecer? Ele só dorme depois de mamar? Chupeta, colo, balançar ou até dar uma volta de carro são práticas recorrentes? Parece que você não está sozinha nessa. Reunimos as dicas de Elizabeth Pantley, orientadora educacional e autora do livro Soluções para Noites sem Choro, para ajudar você a recuperar as noites revigorantes de sono. A questão pode ser mais simples do que parece. Seu filho não acorda a noite toda porque está com dor, com fome ou com a fralda suja. Ele pode estar acordando tanto porque não sabe voltar a dormir sem a sua ajuda. Imagine que ele pegou no sono no seu colo. Depois de uma hora e meia, acordou, como acontece com você também, mas adultos simplesmente viram para o lado e dormem de novo. O bebê não sabe pegar no sono outra vez. Quando acorda sozinho no berço, entra em desespero: “Eu estava no colo de minha mãe! Como vim parar aqui nesse lugar?” Então a chave é ensinar seu filho a dormir sozinho no berço para que ele possa pegar no sono sem ajuda de ninguém. Mas como fazer isso? A gente explica. E avisa: não é de um dia para outro.

7 dicas para ensiná-lo a dormir!
1 Será que eu deixo chorando?
Elizabeth diz que a abordagem mais carinhosa é responder imediatamente ao choro da criança. “Lembre-se de que você é o pai ou a mãe e que uma de suas responsabilidades é dar a ele segurança e conforto. É um belo sentimento saber que você tem o poder de iluminar a vida de seu filho e eliminar o medo e a mágoa”, ela diz. Mas aí é você que decide.

2 Se você deseja que o bebê adormeça sem sua ajuda, é essencial que o deixe mamar até ficar sonolento, mas não totalmente
adormecido. Com a maior frequência possível retire o peito, a mamadeira ou a chupeta e deixe-o terminar de adormecer sem nada na boca. Quando o fizer, o bebê poderá choramingar. Não há problema em devolver-lhe o peito, a mamadeira ou a chupeta e tentar de novo depois. Repetir, repetir, repetir. Com frequência, ele aprenderá.

3 Faça uma rotina de sono com o bebê e obedeça todas as noites. A rotina pode incluir uma massagem, banho, história e mamada. É legal que os cômodos estejam mais escuros para ele entender que é hora de dormir.

4 As sonecas são muito importantes. Bebê cansado não dorme bem à noite, diferentemente dos adultos, que desmaiam na cama depois de um dia cansativo. Para sinalizar que é hora de dormir, vale introduzir um objeto nessa rotina: pode ser um cobertor ou bichinho que o faça
entender que é hora de dormir. Uma música especial que seja sempre a mesma funciona também. 

5 Essa rotina da soneca não precisa ser longa, mas é importante que seja sempre igual para ele entender que a hora de dormir se aproxima.

6 Use palavras-chave, como “hora de dormir”, ou “vamos dormir?” toda vez que fizer o filho pegar no sono. Ele vai associar.

7 O bebê acordou de noite? Primeiro pegue-o, afague, amamente ou embale. Assim que adormecer, coloque no berço antes que ele durma pesado. Deixe os braços em volta dele e os mantenha lá até que o sono seja profundo. Se ele acordar e chorar, repita o processo. Talvez seja necessário fazer isso mais de dez vezes. Tenha paciência e repita. Quando entender que pode dormir no berço e não precisa de colo, dormirá com facilidade ao acordar à noite.