AnaMaria

Seu filho na escola certa

Listamos os aspectos mais importantes pra considerar na hora de trocar seu filho de escola

Júlia Arbex Publicado em 19/01/2018, às 15h17 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Seu filho na escola certa - iStock
Seu filho na escola certa - iStock

Escolher uma nova escola para o filho é uma grande decisão, já que é lá onde ele aprende, descobre coisas novas, faz amigos, adquire experiências e passa a maior parte do dia. Porém, antes de sair em busca da escola ideal, Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga,
mestre em Educação Infantil e Especialista em Gestão Escolar, recomenda que a família tenha claro os fatores que considera fundamentais para a formação da criança. A seguir, veja outras recomendações essenciais de acordo com cada etapa do sistema educacional brasileiro.

Educação infantil - 3 meses a 5 anos

“A educação infantil é o início de tudo. É quando o processo de alfabetização, por meio da brincadeira, é iniciado. É nessa fase que a criança tem o primeiro contato com suas características e habilidades”, diz Simone Collalto, coordenadora de Comunicação e Marketing Educacional do Colégio Mary Ward.

Orientações
■ Faça uma pesquisa das escolas que ficam próximas da sua casa ou do seu trabalho, pois atravessar a cidade todos os dias pode ser muito cansativo para a criança. E para você também.
■ Visite o site das escolas selecionadas. Veja se tem fotos e informações relevantes, como os princípios da instituição que sejam parecidos com você.
■ Escolha, pelo menos, três escolas para visitar. Assim, você terá parâmetros de comparação.
■ Marque as visitas. Se preferir, tente agendar uma reunião com o coordenador e/ou diretor da escola para esclarecer todas as suas dúvidas.
■ Ao chegar à escola, repare se as instalações são adequadas aos pequenos. Esteja atenta também à maneira como os profissionais se relacionam com as crianças. É preciso ser um ambiente acolhedor!

Ensino fundamental - 6 a 14 anos

Por ser a etapa mais longa da escolaridade, os pais costumam ficar apreensivos. Tente ficar tranquila!

Orientações
■ Opte por uma escola que tenha a ver com o seu filho e o estilo de vida da sua família. Evite, por exemplo, colocá-lo em um colégio de uma religião diferente da que vocês acreditam.
■ Verifique a grade horária oferecida. Isto é, além das aulas regulares, há momentos livres? Há atividades extracurriculares, como esporte, música e idiomas?
■ Peça para conhecer o projeto pedagógico da instituição. Assim, você pode optar por uma escola que preze a formação acadêmica ou por uma que valorize mais a formação humana.
■ A escola é um local de aprendizagem e sua infraestrutura deve ser, sim, considerada. Verifique se tem espaços como biblioteca, sala de informática, quadras e laboratórios.

Ensino médio - 15 a 17 anos

O ensino médio é o período que antecede a escolha profissional dos estudantes. É o momento em que o adolescente está começando a se preparar para a vida adulta.

Orientações
 Faça a escolha junto com seu filho. Para isso, questione e ouça os argumentos, necessidades e desejos dele. Depois, visitem as instituições juntos. Dê direitos a ele.
 Comece a pensar nisso bem antes: há bons colégios públicos que exigem prova para entrar. Os colégios técnicos também têm exames de seleção e valem a pena pela qualidade de ensino.
 Pensando nos vestibulares do final do ano, muitas escolas oferecem o ensino médio voltado à área de interesse (humanas, biológicas, exatas) do aluno ou então se dedicam em garantir o ingresso na faculdade sem precisar de cursinho.

Esteja presente!

Mesmo depois da escolha feita, é importante que você continue acompanhando de perto a evolução do seu filho naquele ambiente – como, por exemplo, se ele tem gostado das atividades e se está tudo bem com os amigos. “Isso faz com que os pais tenham uma base de como a criança ou o adolescente está se adaptando ao novo ambiente”, diz Ana Regina.

Dicas essenciais

 Confira se a escola tem a autorização de funcionamento (o documento é expedido pela Secretaria Estadual de Educação).
 Veja se tem o alvará sanitário, que deve estar sempre em um lugar visível.
 Certifique-se de que a escola possui o documento com a sua proposta pedagógica (Projeto Político-Pedagógico – PPP).
 Observe o comportamento do seu filho quando ele chega à instituição. Isso pode revelar como ele vem sendo tratado.
 Observe atentamente o olhar, gestos e reações do seu filho enquanto estiverem conversando. Assim, você conseguirá avaliar seu estado físico e emocional.