AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Cão cidadão

Veja como ensinar o pet a fazer as necessidades no lugar certo

Saiba como ensinar o pet a fazer as necessidades no lugar certo

Da Redação Publicado em 08/02/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com animais adultos, isso muda um pouco - Banco de Imagem/Getty Images
Com animais adultos, isso muda um pouco - Banco de Imagem/Getty Images

De certa forma, a tarefa não é difícil. Basicamente, para ensinar o cãozinho a acertar o banheirinho, é necessário recompensar o máximo de vezes possível sempre que você flagrar esse acerto. Quanto mais novo é o animal, mais xixi e cocô ele vai fazer. Ou seja, você terá um maior número de vezes para recompensar o bichinho

Com animais adultos, isso muda um pouco. Além de ele conseguir segurar por mais tempo a urina (diminuindo assim o número de vezes que você poderá flagrar e recompensar os acertos), muitas vezes, o pet traz consigo um condicionamento em fazer suas necessidades no local errado. 

Outro fator que pode contribuir para que ele continue errando o local é o reforço do tutor através de uma bronca, acreditando que essa atitude vai resolver o problema. Mas a bronca pode ser encarada pelo animal como a atenção que ele tanto queria. Então, para corrigir o cão adulto, é preciso paciência. 

A resolução do problema pode ser algo demorado, porém, com treinos diários, é possível. A primeira coisa a fazer é entender o motivo de o erro acontecer. Pode ter como raiz uma ansiedade por separação, pode ser por demarcação de território, para chamar a atenção... 

Sabendo a real causa, comece a trabalhar imediatamente esse gatilho e, paralelamente, tente flagrar algum acerto no local correto. Para ganhar tempo, dê uma boa quantidade de líquido para o pet (água de coco natural ou dilua a ração/petiscos em água filtrada) e, logo em seguida, realize atividade física com ele. 

O conjunto desses fatores vai fazer com que ele tenha vontade de fazer xixi mais rápido. Então, fique próxima do local escolhido para ser o banheirinho. Assim que ele se aliviar no lugar certo, faça uma festinha e entregue um petisco gostoso. 

Para diminuir a chance de o pet errar no treino, retire do local qualquer outra superfície de absorção, como tapetes e panos, e deixe bem afastados os potinhos de água e ração. Em caso de dúvida, recorra a um adestrador profissional. 

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, médica veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.