AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / POLÊMICA

Casimiro é detonado por ausência de negros em transmissão da Copa Feminina; ele se defende

Internautas apontaram falta de diversidade racial no canal de Casimiro Miguel

CazéTV, canal do influenciador, é a detentora dos direitos de transmissão do torneio. - CazéTV
CazéTV, canal do influenciador, é a detentora dos direitos de transmissão do torneio. - CazéTV

Casimiro Miguel, detentor dos direitos de transmissão daCopa do Mundo Feminina por meio da CazéTV, se viu em uma grande polêmica logo nos primeiros dias do torneio. Isso porque alguns internautas apontaram a ausência de negros na emissora do influenciador.

Tudo começou quando o canal de internet divulgou os funcionários presentes na cobertura dos jogos sediados na Austrália e Nova Zelândia. Entre os 21 profissionais, divididos entre repórteres, comentaristas e narradores, apenas uma pessoa negra.

Apesar da maioria feminina, ponto elogiado na equipe de Casimiro, a baixa quantidade de colaboradores negros também chamou atenção e foi motivo de críticas: "Muitas mulheres mas quase todas brancas. 1, 2 pessoas pretas numa lista imensa de gente branca", apontou uma internauta.

"Eu amo o Caze e sempre acompanhei, mas nessa vacilou demais. Detalhe: não faltam jornalistas negros viu", continuou outra pessoa. "A equipe é da transmissão num canal nórdico? 1 pessoa preta? Tá de sacanagem", ironizou um terceiro usuário do Twitter.

ESCLARECIMENTO

Com a repercussão da polêmica, Casimiro resolveu se pronunciar. Em entrevista cedida ao UOL Splah, o influenciador assumiu o erro e prometeu rever as diretrizes de contratação da empresa para futuras transmissões de eventos esportivo, que são fechadas no mesmo ciclo, como o próprio avalia.

"A nossa equipe é uma equipe que foi cobrada de forma correta pela internet, por pessoas amigas minhas, que eu conheço, que é uma equipe que tem pouca diversidade e eu concordo. A gente tem poucas pessoas pretas na nossa equipe [...] Hoje, na Copa feminina, a gente tem uma equipe também com mais mulheres, mas com menos diversidade, menos minas pretas", avaliou.

Ele ainda explicou que as amizades com os profissionais afetam diretamente as contratações da CazéTV: "A gente errou, né?! Seria ridículo eu falar que não é culpa minha também porque a gente participa desse processo. A gente fica muito fechado em um ciclo de amizade nossos, que trabalhamos. Ficamos um pouco presos nessa bolha".

Casimiro relembrou que o assunto já havia virado motivo de polêmica durante a Copa do Mundo Masculina, no final de 2022. Na ocasião, ele liderava as transmissões ao lado do narrador Luis Felipe Freitas e do comentarista Guilherme Beltrão, três homens brancos: "É fod... porque a gente é amigo, fizemos o projeto CazéTV entre amigos e a gente foi muito cobrado".