AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / POLÊMICA

Eduardo Costa terá que pagar R$ 70 mil para Fernanda Lima após chamá-la de 'imbecil'

Cantor foi condenado por incitar violência contra a apresentadora

Da redação Publicado em 18/10/2023, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eduardo Costa foi condenado após proferir ofensas a Fernanda Lima nas redes sociais - Instagram/@eduarcosta/@fernandalima
Eduardo Costa foi condenado após proferir ofensas a Fernanda Lima nas redes sociais - Instagram/@eduarcosta/@fernandalima

Eduardo Costa foi condenado e terá que pagar R$ 70 mil para Fernanda Lima após chamá-la de 'imbecil' em 2019. De acordo com o portal UOL desta quarta-feira (18), a decisão foi assinada pelo juiz Eric Scapim Cunha Brandão, da 24ª Vara Cível da Capital, e confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

De acordo com o juiz, o cantor incitou a violência contra a apresentadora. "O réu, ainda, sem ter postura cordial, chamou a autora de 'imbecil', sendo certo que ambas as partes são pessoas públicas e notórias e, fatalmente, qualquer comentário depreciativo em página de rede social com destaque acarretaria largas consequências com milhares de compartilhamentos e comentários em seguida", disse em determinado trecho da decisão.

Em 2019, Eduardo Costa foi contra um discurso que Fernanda Lima fez no programa 'Amor & Sexo'. "Agora essa imbecil com esse discurso de esquerdista!", postou o cantor em seu perfil no Instagram. 

Desta forma, o juiz afirmou ainda que o sertanejo também incitou a violência associando a contextos políticos. "Não obstante tal apontamento por si só possa não constituir violação à honra, o contexto no qual foi a expressão inserida denota a possibilidade de incitar discurso de violência em desfavor da parte autora, notadamente associando a postagem com contextos políticos que nada tinham de relação com o discurso da parte autora", complementou.

ENTENDA

No extinto programa 'Amor & Sexo', Fernanda Lima fez um discurso contra o conservadorismo. “Vamos sabotar as engrenagens desse sistema homofóbico, racista, patriarcal, machista e misógino. Vamos jogar na fogueira as camisas de forças da submissão, da tirania e da repressão. Vamos libertar todas nós e todos vocês. Nossa luta está apenas começando. Preparem-se porque essa revolução não tem volta”, disse ela.

Após a declaração da apresentadora, Eduardo Costa foi ao Instagram e a chamou de "imbecil". “Será que essa senhora só faz programa pra maconheiro, bandido, derrotados, e para esses projetos de artistas como ela?”, questionou o cantor. Ele chegou a pediu desculpas pela forma como falou, mas disse que continuava pensando da mesma forma.

A apresentadora, então, entrou com dois processos contra Eduardo. "Fui orientada a processá-lo, pois dessa forma inibiria agressões futuras. E assim o fiz", afirmou na época.

"Tendo em vista que ele me agrediu moralmente, me ameaçou, incitou o ódio de seus fãs contra mim (ontem mesmo minha assessoria recebeu telefonema de um fã dele me ameaçando) e atacou o meu trabalho, não entendo que pedido de desculpas é esse", ressaltou Fernanda.