AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Carreira

Globo demite José Hamilton Ribeiro e ‘Repórter Secreto do Fantástico’

José Hamilton Ribeiro e Eduardo Faustini estão entre os demitidos da TV Globo

Da Redação Publicado em 26/11/2021, às 09h51 - Atualizado às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
José Hamilton Ribeiro. - Memória Globo
José Hamilton Ribeiro. - Memória Globo

Os jornalistas José Hamilton Ribeiro e Eduardo Faustini foram demitidos pela TV Globo na última quinta-feira (25). Hamilton atuava no jornalismo da emissora há mais de 40 anos, com passagens pelo 'Fantástico', 'Globo Repórter' e 'Globo Rural'. 

Ele soma mais de 60 anos de carreira e chegou a perder uma perna durante a cobertura da Guerra do Vietnã para a revista Realidade em 1968. Já Eduardo Faustini era o 'Repórter Secreto', do 'Fantástico' e estava no canal desde o início dos anos 1990.

Como fazia matérias investigativas, ele nunca teve seu rosto revelado na TV. Especializou-se no uso de microcâmera escondida para a realização de reportagens, uma técnica polêmica, questionada, mas muito eficaz para revelar variados tipos de crimes.

Por meio de nota oficial, a emissora confirmou as demissões e disse que os jornalistas saem “de comum acordo depois de uma linda trajetória na TV”. 

PASSARALHO
A TV Globo estaria passando por uma nova onda de corte de gastos no jornalismo, aparentemente por conta dos altos salários. Além dos dois, a emissora já havia demitido dois dos jornalistas mais antigos da emissora: Alberto Gaspar, de São Paulo, e Ari Peixoto, do Rio de Janeiro. 

Alberto Gaspar trabalhava há 39 anos na TV Globo e foi demitido às vésperas de seu aniversário de 64 anos. Na emissora, já foi repórter do ‘Bom Dia São Paulo’, correspondente em Buenos Aires e em Jerusalém, apresentador do ‘Globo Rural’, entre outros trabalhos. 

Por sua vez, Ari Peixoto estava na casa há 34 anos. O carioca teve uma trajetória semelhante à do colega paulista, sendo correspondente internacional nos mesmos locais. Também atuou no ‘Bom Dia Rio’ e fez diversas reportagens marcantes para o ‘Jornal Nacional’, entre elas a cobertura da Primavera Árabe no Oriente Médio, em 2011. 

Além deles, também foram mandados embora Fernando Saraiva, ex-correspondente em Londres, o repórter especial Roberto Paiva e o produtor especial Robinson Cerântula. Todos eles estavam há mais de 20 anos na emissora.