AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / CONFIRA

Influenciadora de turismo relata quadro de depressão durante pandemia: “Desesperador!”

Renata Porto já viajou para quase 50 países e, durante o longo período isolada, precisou lidar com problemas psicológicos

Redação Publicado em 26/09/2023, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renata Porto já viajou para quase 50 países - Reprodução
Renata Porto já viajou para quase 50 países - Reprodução

A pandemia de Covid-19 afetou todas as pessoas, mesmo que de maneiras diferentes e, para a influenciadora de turismo Renata Porto, a consequência foi um quadro de depressão. Acostumada a viver viajando, de uma hora para outra, ela se viu na mesma situação em que o mundo todo estava: isolada em casa, sem poder sair sequer do estado, imagina do país. Ela, que é influenciadora de turismo, abriu o coração em um bate-papo e falou sobre como foi lidar com aquele momento. 

“Aquela foi uma época de muita incerteza, muito difícil para todo o mundo. Passei por um período de depressão porque eu sentia muito medo, sem saber o que iria acontecer com o meu futuro profissional, já que o mundo tinha ‘fechado’ por tempo indeterminado. Acho que essa foi uma preocupação de muita gente. Lembro que, em março de 2020, eu estava em um navio e começamos a saber das notícias da pandemia. Ali mesmo, soubemos que o navio ia parar. Foi o pior momento, principalmente porque vi muitas pessoas que eu conheço sendo afetadas pela doença”, recorda. 

Especialista no assunto, Renata já viajou para quase 50 países. Nas redes sociais, ela compartilha sua rotina com mais de 100 mil seguidores. Entretanto, por conta do estado de emergência sanitária global, ela precisou ficar dois anos longe da atividade que mais lhe faz feliz. “Eu viajava o ano todo a trabalho e, nas férias, voltava ao Brasil ou viajava para outro lugar a lazer. Logo que as fronteiras começaram a reabrir, eu ainda sentia medo, então, não viajei logo de cara. Comecei a explorar mais a cidade de São Paulo, que, inclusive, não conhecia mais tão bem justamente porque ficava muito tempo fora e, por aqui, sempre tem muitas novidades. Foi aí que comecei a postar as dicas de lugares, criar conteúdos sobre os países que já tinha visitado e percebi que a galera tava gostando”, conta.

Para ela, viajar nunca foi um luxo, uma futilidade. Principalmente naquele momento, em que sua saúde mental estava bastante fragilizada. Renata aproveita para falar sobre como viajar pode ser um exercício para trazer felicidade à vida das pessoas: “Acredito fielmente que não é só um luxo e que nos ajuda a desenvolver como pessoas, conhecer, viver, explorar. Quando não se pode mais fazer isso, quando não temos previsão de quando vamos poder fazer de novo ou se vamos sobreviver a uma pandemia, é algo realmente desesperador”, assume.

“A MAIOR LIÇÃO”

Aos poucos, a situação mundial foi melhorando e a influencer conta que, após o longo período, a primeira viagem foi bem marcante: “Senti uma incrível sensação de liberdade, além de gratidão por estar aqui para continuar vivendo e explorando o mundo. A maior lição que fica é a de que a vida é muito frágil e que a gente faz vários planos, mas, no fim, não temos controle de nada. Por isso mesmo, devemos aproveitar cada dia mais e dar valor a isso”, finaliza.