AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / LUTO

Mioma e trombose: especialista explica os problemas por trás da morte de MC Katia

Após complicações decorrentes de uma cirurgia, Mc Katia morreu no último domingo (13)

Mc Katia morreu após passar por complicações causadas por uma trombose. - Instagram/@mckatiaafiel
Mc Katia morreu após passar por complicações causadas por uma trombose. - Instagram/@mckatiaafiel

Pioneira do funk brasileiro, Mc Katia morreu aos 47 anos no último domingo (13). Internada desde julho, a famosa amputou a perna alguns dias antes de falecer. A fatalidade decorreu de uma trombose, que surgiu como complicação de uma cirurgia para retirar um mioma.

Para entender os motivos que levaram à morte da estrela do funk, AnaMaria Digital conversou com o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). Confira!

O QUE É UM MIOMA?

O mioma é um tumor benigno no útero, onde há um crescimento exagerado de fibras musculares na parede do órgão. A condição tem relação direta com os hormônios sexuais femininos, em especial o estrogênio. "É um tumor característico da fase da vida em que a mulher menstrua, e costuma ser mais comum nas que estão entre a 3ª e a 4ª década de vida", explica o médico.

Além disso, Pupo afirma que existem pré-disposições genéticas para o tumor, mas que não prejudicam o organismo por si só. "Elas têm que estar associadas a fatores externos ou internos do corpo que vão ativar esses genes, fazendo com que o mioma se forme com a menopausa - que é a interrupção da produção dos hormônios sexuais femininos", explica.

COMO SURGIU A TROMBOSE?

Mc Katia morreu após sofrer complicações com a trombose depois do procedimento cirúrgico. O profissional da saúde explica que, em cirurgias na região pélvica, existem muitas veias que trazem o sangue das pernas de volta para o sistema central e para o coração. "Durante o procedimento esses vasos são pressionados - até mesmo pelo próprio mioma - fazendo com que haja uma alteração de fluxo. E se essa alteração de fluxo for muito longa, associado ao processo inflamatório, você pode ter aí um fator de risco para trombose", aponta.

Pupo enumera outras possibilidades que podem ter causado a condição: "O aumento de tempo cirúrgico, da área de cicatrização, do processo inflamatório e a questão do risco de perda sanguínea aumentam o risco de trombose."

QUAL O PAPEL DO CIGARRO NA PIORA DO QUADRO DE MC KATIA?

Antes de morrer, a cantora relatou que fumava ao menos dois maços por dia. "O cigarro fez isso comigo", ela confessou na época em que amputou o pé. Pupo afirma que o tabagismo promove alterações no corpo, entre elas a diminuição na imunidade, alteração hormonal, e os riscos relacionados a trombose.

"As alterações hormonais e imunológicas causadas pelo cigarro podem, de fato, influenciar o crescimento de miomas", afirma o médico.