AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / SAÚDE

Romário é internado às pressas: entenda a doença que o deixou hospitalizado

O senador Romário foi levado a um hospital no Rio de Janeiro após passar mal durante a noite

Redação Publicado em 14/07/2023, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Romário Faria é senador no Rio de Janeiro - Instagram/@romariofaria
Romário Faria é senador no Rio de Janeiro - Instagram/@romariofaria

O senador e ex-futebolista Romário (PL-RJ) foi internado às pressas nesta sexta-feira (14) em um hospital no Rio de Janeiro. O famoso de 57 anos sentiu dores durante a noite, e ainda não tem previsão de alta hospitalar. A seguir, entenda a doença que o deixou hospitalizado.

A INTERNAÇÃO DE ROMÁRIO

Desde a madrugada, Romário está no Hospital Barra d'Or. Segundo sua assessoria, o político foi afligido por uma infecção intestinal e, apesar de seu quadro de saúde ser estável, não há previsão para saída.

E esta não é a primeira vez que o senador passa por internações. Em 2016, a celebridade fez uma redução de estômago para controlar a diabetes - na época, ele chegou a perder 15 quilos em um único mês. Já em 2021, o ex-craque foi submetido a uma cirurgia para retirar a vesícula.

INFECÇÃO INTESTINAL

A infecção intestinal, também chamada de gastroenterocolite aguda (GECA), é uma inflamação do trato gastrointestinal. Pode ser confundida por intoxicação intestinal, mas a principal diferença é que, enquanto a infecção tem começa com a ação de microrganismos, a segunda está relacionada ao consumo de alimentos feitos em condições irregulares ou fora do prazo de validade.


O que causa infecção intestinal?
As situações mais frequentes que levam alguém a contrair infecção intestinal são: ingesta de água e alimentos contaminados; e contato com pessoas e objetos infectados por algum microrganismo causador do quadro. Confira quais são os principais agentes infecciosos:


Vírus: rotavírus, coronavírus, adenovírus, norovírus e astrovírus;


Bactérias: E. coli enteropatogênica clássica, E. coli enterotoxigenica, E. coli enterohemorrágica, E. coli enteroinvasiva, E. coli enteroagregativa, Aeromonas, Pleisiomonas, Salmonella, Shigella, Campylobacter jejuni, Vibrio cholerae e Yersinia;


Parasitas: Entamoeba histolytica (disenteria amebiana), Giardia lamblia (agiardíase), Cryptosporidium (criptosporidíase) e Isospora (isosporíase);


Fungos: a Candida albicans é o principal fungo que causa infecção intestinal. Ele promove variação nas bactérias naturais da estrutura e leva à chamada candidíase intestinal.


Segundo a especialista, algumas pessoas estão mais propensas à doença de forma mais aguda. “Entre as crianças, a infecção intestinal está diretamente ligada à mortalidade infantil por conta da diarreia aguda, um de seus sintomas característicos. Pacientes que usam medicamentos que diminuem a acidez do estômago, em virtude da mudança do pH local, têm maior dificuldade de neutralizar os microrganismos causadores da infecção de intestino, assim como os imunossuprimidos, cujo sistema imunológico é debilitado”.