AnaMaria

Dicas para você usar listras sem medo

Todo mundo pode! Descubra qual estilo se adequa a cada tipo de corpo

AnaMaria Digital Publicado em 26/04/2018, às 14h30 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Aproveite as listras para valorizar ou disfarçar alguma parte do corpo - Shutterstock
Aproveite as listras para valorizar ou disfarçar alguma parte do corpo - Shutterstock

Antes de mais nada, saiba: todas as mulheres podem usar listras. Mas saber usá-las para valorizar ou disfarçar alguma parte do corpo requer alguns cuidados. Para ajudar, a personal stylist Juliana Parisi, especialista em estilo e biotipo, desvenda os mitos e as verdades na hora de vestir roupas listradas. Confira as orientações seguindo o seu biotipo:

Baixas
As listras horizontais podem aumentar visualmente a silhueta e, assim, chamar mais a atenção para a região, em especial quando as blusas têm o decote muito fechado ou são muito justas ao corpo. “Por isso, as mulheres menores devem preferir blusas com tecidos leves e decotes mais amplos para alongar o tronco”, diz Juliana. Segundo ela, as baixinhas se dão bem com listras na vertical (que ajudam a alongar), listras na horizontal (as mais finas não aumentam a silhueta), coloridas, preta e branca ou nas variedades de azul e branco. Entre as peças, podem ser blusa, camisa, saia midi maravilhosa, vestido chemise, short, macacão, blazer, entre outras.

Altas
Mulheres altas e com a silhueta alongada podem ousar nos estilos de listras na horizontal. Além de disfarçar a altura, a listra nessa versão não consegue ‘achatar’ o corpo e cai muito bem em saias, calças e blusas.

Seios fartos
Mulheres com seios grandes ou tronco largo podem usar blusas listradas, mas a dica é para aqueles modelos com listras mais finas e decotes amplos, pois equilibram a silhueta. "Ou use com blazer ou casaco aberto para alongar o corpo e disfarçar a região", aconselha. 

Seios pequenos
Para mulheres com seios pequenos, as listras mais largas são perfeitas para quem gosta de fazer um volume extra na região. 

Quadril largo
Normalmente as mulheres que possuem quadril mais largo querem desviar a atenção da região usando as listras na parte superior. “É uma excelente opção. E mais: prefira modelos com listras mais finas e, se possível, usando uma terceira peça, seja ela um acessório (colares longos) ou um casaco, colete, blazer, entre outras peças”, comenta Juliana.

Sobrepeso
Para as mulheres que estão com sobrepeso, as calças devem ser usadas com listras na vertical e blusas com listras mais finas.

Veja também:
15 dicas para montar looks de arrasar
Economize tempo e dinheiro com o armário-cápsula
Técnicas para conquistar dentes superbrancos e brilhantes

Para todos os estilos
Já que a novidade da estação são as listras coloridas, abuse das versões mais despojadas e modernas, que deixam os looks mais femininos em tons de vermelho, rosa, amarelo, azul, entre outras cores. “Aposte em uma peça listrada colorida para deixar seus looks de inverno muito mais ousados e interessantes, mesmo em um look com jeans ou uma versão mais social para um trabalho mais formal ou evento. Combine ainda as listras com branco, preto, jeans, azul marinho e qualquer cor vibrante, como o caramelo, pink, vermelho. E lembre-se sempre de que cores claras e vibrantes destacam visualmente a região, ao contrário de cores escuras e opacas. Escolha a região que quer destacar e arrase”, finaliza Juliana Parisi.