AnaMaria

Saia Mídi: a peça que te deixa mais elegante

Dicas de como usar e modelos para você se inspirar e montar seu próximo look

Júlia Arbex Publicado em 22/05/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Saia Mídi: a peça que te deixa mais elegante - Divulgação/Shutterstock
Saia Mídi: a peça que te deixa mais elegante - Divulgação/Shutterstock
Como é a tal da mídi
Além da roupa íntima, talvez nenhuma outra peça do nosso vestuário seja mais feminina que a saia. E embora muita gente ache careta, a versão mídi, que ganhou força nos anos 50 e continua em alta, dá mais feminilidade e elegância ao visual. O comprimento? Pode ir de logo abaixo do joelho até o fim da panturrilha. “Para valorizar o corpo e o conjunto ficar mais charmoso, o ideal é usar saia mídi de cintura alta”, aconselha Jo Souza, docente da área de moda do Senac Lapa Faustolo (SP).

Tipos de modelos
A saia mídi pode variar bastante no estilo. Os mais comuns são:

Reta
Ideal para o trabalho, com salto. Fica sexy e elegante.

Godê
Mais retrô, ela combina com camisas estampadas

Plissada
Essa é chique e cai bem com blusas de festa em casamentos

Evasê
A saia nesse formato dá aquela disfarçada básica no quadril!

Truques que deixam linda
De acordo com Jo, todas podemos usar a saia mídi, independentemente do formato do nosso corpo. Mas dá pra harmonizar o look. Veja só!

Para as baixinhas: se você quer parecer mais alta, use a saia até, no máximo, cinco dedos abaixo do joelho. Combine com um sapato alto de cor nude para ajudar a alongar a silhueta. Se a meia-calça for da cor do sapato, melhor ainda!

Para as altas: pode escolher o modelo que quiser, até mesmo aqueles que vão até o fim da panturrilha. Se você for muito magra e quiser parecer mais encorpada, vista saias mais volumosas. Use com sapatilha, salto alto, sandália...

Para quem está acima do peso: se você se sente incomodada com seu corpo, Jo aconselha a vestir uma saia mídi que não seja
muito justa (porque marca) nem muito rodada (porque dá mais volume). Opte por modelos com corte reto e tecidos fluidos.


Confira os melhores tipos de saia mídi para...

Trabalhar: “Para garantir um visual mais sério, coloque a versão lápis da peça, mas com tecido que não marque a calcinha, como o linho e a sarja”, recomenda Jo.

Passear: “As saias mídi jeans ou de tricoline são os modelos que mais dão um ar despojado, jovial e moderno”, afirma a especialista. Olha como ficou bem com botões!

Festa formal: “Para compor um look mais refinado, o ideal é vestir uma saia feita de tecido mais nobre, como chiffon, couro, tafetá ou organza”, finaliza ela.