AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Fã de novelas? Relembre tramas marcantes e que fizeram sucesso no SBT

Nesta viagem no tempo, vamos relembrar as principais novelas exibidas pelo SBT nos anos 1990

*Rodrigo Ceribelli, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 10/08/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Marimar', 'A Usurpadora' e 'Pérola Negra' são alguns dos sucessos do SBT. - Montagem: Televisa e Francisco Inácio/SBT
'Marimar', 'A Usurpadora' e 'Pérola Negra' são alguns dos sucessos do SBT. - Montagem: Televisa e Francisco Inácio/SBT

O SBT está prestes a fazer 42 anos e, para celebrar a data, esta coluna decidiu relembrar as tramas marcantes e de maior sucesso exibidas pela emissora de Silvio Santos. E não dá para falar do assunto sem citar as famosas novelas mexicanas, que foram destaque nos anos 1980, fazendo muita gente ficar grudada na frente à TV.

'Os Ricos também Choram' estrelada por Verônica Castro, foi uma grande referência para diversas outras histórias, como 'A Gata', 'Coração Indomável' e até 'Maria do Bairro'. Atento ao sucesso que esse tipo de programa fazia, Silvio Santos decidiu investir na própria dramaturgia na década de 1990.

Foi nessa época que surgiram sucessos, com Éramos Seis (1994), um dos maiores do gênero. 'As Pupilas do Senhor Reitor' (1994), 'Pérola Negra' (1998) e 'Fascinação' (1998) também fizeram sucesso com a audiência.

Atualmente, a novela 'A Infância de Romeu e Julieta' está se consolidando como um dos grandes sucessos da emissora, ao contar a história das duas famílias rivais. Nessa adaptação, ainda na infância, Romeu e Julieta se conhecem e descobrem as diferenças e desavenças que envolvem suas famílias.

RELEMBRE AS TRAMAS MAIS ICÔNICAS JÁ EXIBIDAS PELO SBT

'Os Ricos também choram (1979)' foi a primeira trama mexicana a ser exibida pelo emissora de Silvio Santos, sendo a novela mexicana de maior audiência na história da televisão brasileira. Na sequência, veio 'Chispita' (1982), que foi a primeira trama mexicana infantil exibida no SBT lá em 1984.  O sucesso foi tamanho que chegou a ser reprisada sete vezes, sendo uma história que marcou a infância de muitas crianças da época.

A novela abriu a porta para outro sucesso, 'Carrossel'. Da trama, vários personagens, como a Professora Helena (Gabriela Rivero), Valéria (Christel Klitbo), Laura (Hilda Chávez), Maria Joaquina (Ludwilka Paleta) e Cirilo (Pedro Javier Viveros), entre outros, ficaram eternizados e são lembrados até hoje. Certamente, quem era criança em 1994 deve guardar com carinho na memória afetiva as lembranças da novela.

Éramos Seis
Lola (Irene Ravache) em 'Éramos Seis'. Crédito: Francisco Inácio/SBT)

Já 'Éramos Seis' foi a primeira novela gravada nos estúdios do Sumaré. Para as gravações, foi construída uma cidade cenográfica no Complexo Anhanguera. Com a contratação do diretor Nilton Travesso, o SBT decidiu investir pesado em dramaturgia, com um grande elenco e produção caprichada.

'Pérola Negra', assim como 'Chiquititas', foi uma adaptação feita em 1994 de um texto argentino, de Enrique Torres, e grande sucesso da Telefe. Patrícia de Sabrit interpretou Pérola, uma jovem que cresceu em um colégio interno após ser entregue junto com 22 pérolas. Quando ela e a sua amiga, Eva (Vanusa Spindler), saem de lá, as duas sofrem um acidente. Eva morre e Pérola assume sua identidade.

Outra trama bastante marcante foi a de 'A Usurpadora' (1998) protagonizada por Gabriela Spanic e Fernando Colunga. A história das gêmeas Paulina Martins e Paola Bracho parou o Brasil diversas vezes, e com muitas reprises. Devido ao sucesso da novela, Gabriela Spanic virou uma estrela internacional.

E não dá para terminar este texto sem falar de Thalía. Quem viveu os anos 1990 não esquece do trio de Marias: Maria Mercedes (1992), Marimar (1994) e Maria do Bairro (1995), que tornaram a atriz e cantora uma verdadeira estrela no Brasil e no mundo. Qual é a sua favorita?