AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Globo terá que pagar R$ 9 milhões para ex-apresentador após condenação; entenda

Lair Rennó atuava no 'Encontro' e foi dispensado em 2020

Da redação Publicado em 05/07/2023, às 13h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lair Rennó atuou no 'Encontro' - Globo/Rafael Campos
Lair Rennó atuou no 'Encontro' - Globo/Rafael Campos

A Globo terá que pagar a quantia de R$ 9 milhões para o ex-apresentador Lair Rennó, que foi dispensado da emissora em 2020. O canal foi condenado por fraude uma vez que teria sonegado os direitos previdenciários de Lair. Entenda a seguir!

De acordo com o site NaTelinha, desta quarta-feira (5), Rennó conseguiu provar na Justiça o vínculo empregatício com a emissora e pediu o salário referente à todas as vezes em que substituiuFátima Bernardes no 'Encontro' ao longo de seis anos. Além disso, a ação alega que a Globo sonegou os direitos de Lair quando mudou o contrato de CLT para PJ (pessoa jurídica).

"A prestação de serviços do apresentador Lair Rennó, como pessoa jurídica em prol da Rede Globo 'constituiu intuito apenas de fraudar a relação de trabalho por meio da pejotização' (art. 9º da CLT)", diz a sentença proferida pelo juiz Adriano Marcos Soriano Lopes.

Em outro trecho, o juiz reconheceu o vínculo empregatício no período de abril de 2014 a janeiro de 2021 - quando ele esteve no 'Encontro' -, declarando "a nulidade dos contratos de prestação de serviços celebrados entre as partes".

Vale destacar que a condenação da Globo cabe recurso e o valor ainda é provisório. Lair, por sua vez, foi contratado pela Record TV em Minas Gerais no ano passado.

CARREIRA NA GLOBO

Lair Rennó começou a carreira na Globo em 2001, quando foi contratado como repórter do 'EPTV Sul de Minas'. Depois, ele passou pelo 'Bom Dia Minas', 'MGTV', 'Radar MG', além da GloboNews.

Foi em 2012 que Lair migrou para o entretenimento e entrou para o 'Encontro', onde ficou por seis anos até ser dispensado pela emissora.