AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Pista de ‘Vai na Fé’ sugere que Theo falsificou exame de DNA; entenda teoria

Cenas anteriores levantaram hipótese sobre a verdadeira paternidade de Jenifer

Redação Publicado em 25/05/2023, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suposições foram publicadas pelo Notícias da TV nesta quinta-feira (25) - TV Globo
Suposições foram publicadas pelo Notícias da TV nesta quinta-feira (25) - TV Globo

Uma teoria sobre a paternidade de Jenifer (Bella Campos) trouxe esperanças aos telespectadores de ‘Vai na Fé’ nesta quinta-feira (25). O site Notícias da TV encontrou uma pista no roteiro de Rosane Svartman que sugere que Theo (Emilio Dantas) pode ter falsificado o exame de DNA da estudante de Direito.

O momento em levanta a hipótese em questão é quando Ben (Samuel de Assis) recebeu o resultado verdadeiro do DNA das mãos do técnico e escolheu rasgá-lo antes de ler. Mais tarde, Bruna (Carla Cristina Cardoso) relembrou a oportunidade perdida pelo advogado com medo de encarar realidade.

"Se a gente tivesse, pelo menos, conferido o resultado verdadeiro...", citou a melhor amiga de Sol (Sheron Menezzes) após três semanas, no momento em que todos os envolvidos tiveram que refazer o exame.

As cenas parecem simples, mas o Notícias da TV apontou que sua exibição está relacionada a uma das teorias mais clássicas da escrita de roteiros: A Arma de Tchekhov. O conceito diz que toda situação precisa ter uma motivo maior para fazer parte da história – mesmo que confundir a audiência.

"Se num primeiro ato você colocar uma pistola numa gaveta, no seguinte ela deve ser disparada. Em outro caso, não coloque ela lá", explicou o escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904) em suas publicações.

Isso significa que, se Rosane Svartman seguiu a teoria dos roteiristas, as cenas de Ben e Bruna não foram exibidas em vão. É possível que o verdadeiro DNA mostrasse que o advogado é pai de Jenifer, ao que Theo alterou o resultado na segunda oportunidade.

Caso contrário, Ben poderia ter aberto o resultado de DNA e mantido o mistério ao público como uma forma de segurar a audiência da novela. Em vez disso, ele simplesmente se livrou do documento – impedindo que qualquer um dos personagens tivesse acesso à resposta.

Outra possibilidade é que a autora de ‘Vai na Fé’ inseriu os momentos apenas para confundir os telespectadores. Mais uma opção é que Rosane Svartman quis ter uma carta na manga caso mudasse de ideia sobre a paternidade de Jenifer.

Ao que parece ao Notícias da TV, a questão não é definitiva aos olhos da escritora. Restam 60 capítulos para a ‘Vai na Fé’ chegar ao fim e ser substituída pela novela ‘Fuzuê’, prevista para o início de setembro.