AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ali Kamel anuncia que deixará direção-geral de Jornalismo da Globo: “Peso na consciência”

Ali Kamel explicou motivo da decisão após mais de 30 anos em cargos de liderança

Redação Publicado em 29/08/2023, às 13h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chefão do Jornalismo enviou um comunicado aos colegas nesta terça-feira (29) - Marcos Serra Lima/Globo
Chefão do Jornalismo enviou um comunicado aos colegas nesta terça-feira (29) - Marcos Serra Lima/Globo

Ali Kamel anunciou, nesta terça-feira (29), que deixará o cargo de Diretor-geral de Jornalismo da Globo ao final do ano. Ele ocupava posições de liderança na emissora há mais de três décadas – ao que preferiu seguir novos caminhos profissionais e se dedicar à família.

Em 2024, Kamel passará a atuar como coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo, presidido por João Roberto Marinho. O novo diretor-geral de Jornalismo será Ricardo Villela, atual diretor-executivo e parceiro de Ali desde 2005.

Um comunicado de Paulo Marinho confirmou as mudanças internas na Globo à imprensa. Posteriormente, o próprio Ali Kamel enviou uma carta de despedida aos colegas do núcleo de Jornalismo.

Ele relatou as conversas que teve com João Roberto Marinho e Paulo Marinho sobre sua decisão. “Eu disse a ambos a verdade: depois de muita reflexão, concluí que tinha chegado o momento de deixar as minhas atividades diárias que exerci e ainda exerço com grande entusiasmo”, disse.

O Diretor-Geral relembrou as posições de destaque que já ocupou na empresa desde 1995: “São muitos anos exercendo funções de grande responsabilidade, mesmo dividindo-as com equipes maravilhosas. Pesa, e muito, o desejo de ter mais tempo livre com minhas enteadas, Alice e Sofia, e ao lado de minha mulher, Patricia Kogut (...) Mas pesa também a consciência de que quase três décadas em funções de liderança são um tempo excessivo”.

O texto chegou ao fim com um agradecimento à equipe, incluindo William Bonner. “Todos, ao seu modo, foram marcantes: com eles aprendi, forjei minhas convicções nos princípios do bom jornalismo, ampliei meus horizontes (...) Fico com vocês até 31 de dezembro com o mesmo entusiasmo de sempre”, concluiu Kamel.

Vale destacar que não apenas Ricardo Villela mudará de cargo com a saída de Ali Kamel: Miguel Athayde passará de diretor da GloboNews para diretor-executivo de Jornalismo, Vinícius Menezes assumirá a GloboNews e Marcio Sternick ficará responsável pela direção de Jornalismo do Rio de Janeiro.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!