AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Erupção

Após estado de alerta, vulcão capaz de causar tsunami no Brasil entra em erupção

Apesar dos riscos serem mínimos, o fenômeno poderia atingir a costa do país

Da Redação Publicado em 19/09/2021, às 16h07 - Atualizado às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vulcão capaz de causar tsunami no Brasil entra em erupção - Twitter/@cahora
Vulcão capaz de causar tsunami no Brasil entra em erupção - Twitter/@cahora

Após alguns dias em estado de alerta, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), às 11 horas da manhã no horário de Brasília. 

Algumas horas antes, o fenômeno, capaz de causar um tsunami na região Nordeste do Brasil, estava com “nível de atividade máximo”, segundo autoridades locais. O complexo vulcânico não entrava em erupção há, aproximadamente, cinco décadas, mas voltou a ser destaque após a divulgação do estado amarelo de alerta

Contudo, por mais que possa assustar, o evento provavelmente não causará tsunamis na costa brasileira, uma vez que, segundo os pesquisadores, isso só aconteceria se houvesse uma erupção explosiva. Até o momento, o risco de deslizamentos e acidentes é baixo, uma vez que o fenômeno foi considerado de pequeno porte.

ENTENDA
Nas últimas semanas, o vulcão voltou a ser o foco da mídia após serem identificados sinais de atividade moderada, segundo as autoridades espanholas. Para pesquisadores, o vulcão poderia provocar um tsunami que atingiria todas as Américas - especialmente os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. 


Apesar disso, ainda não existem motivos para alardes, já que as chances de que um desastre aconteça são pequenas. “Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", tranquilizou o pesquisador Carlos Teixeira.