AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / POLÍTICA

Ex-presidente da Espanha acredita que Lula vencerá as eleições de 2022: ‘‘Grande mestre da igualdade’’

José Luís Rodríguez Zapatero defendeu que o resultado afetará a política internacional

Da Redação Publicado em 16/11/2021, às 11h13 - Atualizado às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Assunto veio à tona durante um evento no Parlamento Europeu - Ricardo Stuckert/PT
Assunto veio à tona durante um evento no Parlamento Europeu - Ricardo Stuckert/PT

O ex-presidente espanhol José Luís Rodríguez Zapatero não poupou elogios a Luiz Inácio Lula da Silva ao comentar a possível candidatura do petista às eleições presidenciais de 2022. O político afirmou acreditar que Lula voltará a ser presidente do Brasil e trará esperanças à política internacional. 

"Presidente Lula (...) podemos vê-lo feliz. Vamos vê-lo presidente", afirmou Zapatero durante em um evento no Parlamento Europeu sobre a América Latina. Em seguida, completou: “Uma das razões mais esperançosas para a comunidade política internacional é ver o presidente Lula à frente do Brasil mais uma vez". 

Vale mencionar que Zapatero esteve à frente do governo da Espanha entre 2004 e 2011 pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Segundo ele, Lula é “o grande mestre da igualdade”. 

“Ele é o mestre da redução das desigualdades e, por esta razão, homens como Lula serão os que vão escrever o século XXI, o século da igualdade (...) Se ele não tivesse sido um valente metalúrgico, não teria tirado 30 milhões [de pessoas] da pobreza em seu país", exaltou em outro momento. 

O espanhol também fez menção às condenações de Luiz Inácio pela Operação Lava Jato, anuladas no último mês de abril pelo Supremo Tribunal Federal (STF).  "Eu sabia que ele era inocente, sempre soube que ele era inocente (...) Lula pagou caro por seu compromisso com a justiça social", concluiu. 

É importante ressaltar que Lula não confirmou sua candidatura às eleições presidenciais de 2022. Apesar disso, o petista aparece como vencedor em todos os cenários eleitorais possíveis em uma pesquisa realizada pela Exame/Ideia