AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / ESCLARECIMENTO

Fábio Porchat se desculpa por vídeo gordofóbico do Porta dos Fundos: ''Constante evolução''

Apresentador fez uma live para esclarecer o assunto

Da Redação Publicado em 10/06/2020, às 11h07 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Live de Porchat com a blogueira Bianca Barronca - YouTube
Live de Porchat com a blogueira Bianca Barronca - YouTube

Fábio Porchat se retratou após um vídeo do Porta dos Fundos ser considerado gordofóbico. O apresentador realizou uma live na tarde da última segunda-feira (8) com Bianca Barronca, blogueira que denunciou o preconceito da produção, e se desculpou com o público. 

O intuito da transmissão ao vivo foi promover uma conversa sobre gordofobia e esclarecer o vídeo 'Teste de Covid', publicado pela produtora no YouTube. O conteúdo foi acusado de gordofobia e recebeu diversas críticas, incluindo a da apresentadora do 'Se joga', Fabiana Karla, que afirmou ser um desserviço artístico em tempos delicados. A criadora de conteúdo Bianca Barrosa também contestou, e foi uma das convidadas por Porchat para participar da live.

“O problema central para mim é que o vídeo retrata mais uma vez a pessoa gorda como aquela pessoa desleixada, que não cuida da saúde. Essa é uma visão que não deve ser perpetuada. A pessoa gorda já passa por diversos preconceitos e isso não representa ela. (...) Trouxe isso para indagar mudanças à vocês. Vamos trazer uma outra abordagem para esse assunto ”, explicou ela sobre o problema.

O humorista comentou o episódio e reforçou que as críticas não podem ser consideradas como "mimimi". "Para mim o problema não é a ignorância, porque ninguém nasce sabendo. O problema é não querer aprender", disse.

EXPLICAÇÃO 

Em outro momento da conversa, o comediante explicou que os roteiros passam por uma aprovação antes que os vídeos sejam produzidos no Porta dos Fundos.

“Cada um escreve o roteiro e leva para uma reunião, para uma leitura coletiva. A gente ouviu, leu junto e o mais curioso foi que ninguém ficou com o pé atrás, porque não havia indicação de ator. Então a piada central era uma pessoa com o organismo tão podre que nem o vírus iria querer ficar lá dentro”, afirmou. Porchat reconheceu que o vídeo ganhou um potencial diferente depois de pronto.

“Não importa se você teve a intenção ou não, o que importa é que aquilo passou. No meio do caminho, alguma coisa torta atrapalhou. Não precisa querer ser racista, por exemplo, para ser. A gordofobia é muito forte e já está na cabeça de todo mundo”, declarou Bianca.

OUTROS CASOS

Além disso, o apresentador relembrou outros vídeos que a produtora produziu no passado e que não ganharam a mesma repercussão, já que hoje os assuntos estão em alta. 

“O nosso primeiro vídeo tinha o nome ‘Traveco na Firma’. A gente jamais falaria isso hoje. Acreditamos que estamos em uma constante evolução. A mesma coisa com a gordofobia, essa conversa é uma ótima discussão para que a nossa luta não seja seletiva”, disse.

O ator Fabio de Luca, que interpretou o personagem do vídeo em questão, também fez uma breve participação durante a live e alegou que, devido a repercussão com o vídeo, sua relação com o próprio corpo havia mudado. 

“Esse alerta me fez me enxergar de maneira diferente. Eu sempre fiz piada com o meu corpo porque achava que tinha que ser assim e não precisa, é só viver”, contou.

A transmissão contou com outra participação, a da ativista Alexandra Gurgel, que debateu a construção de um humor sem gordofobia. "Mudar a cultura é difícil, precisamos mudar todo o imaginário. (...) Não é Mas se vocês conseguirem criar um movimento de realmente ouvir essas pessoas, de trabalhar com essas pessoas, de checar duas vezes: 'será que isso é gordofóbico?'. De qualquer forma, to muito feliz com essa oportunidade de vocês abrirem esse diálogo", completou.

Vídeo 'Teste de Covid', que foi acusado de gordofobia (FOTO: YouTube/Porta dos Fundos)