AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Chapa para eleições 2022

Geraldo Alckmin confirma filiação ao PSB para ser vice de Lula

Ex-governador Geraldo Alckmin acertou com partido para ser parte da chapa de Lula nas eleições de 2022

Da redação Publicado em 07/03/2022, às 14h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geraldo Alckmin confirma filiação ao PSB - Instagram/@geraldoalckmin
Geraldo Alckmin confirma filiação ao PSB - Instagram/@geraldoalckmin

Geraldo Alckmin confirmou sua filiação ao PSB, nesta segunda-feira (7). Agora, o ex-governador de São Paulo poderá ser vice na chapa de Lula (PT), nas eleições presidenciais deste ano. 

De acordo com Carlos Siqueira, presidente do partido, para o portal UOL, o acordo foi fechado nesta manhã durante uma reunião e contou com a presença de outros políticos como Márcio França (PSB), João Campos (PSB) - prefeito de Recife -, além do presidente do PSB de São Paulo, Jonas Donizete.

Embora a filiação tenha sido firmada, ainda não foi definida a data do evento que vai oficializar o ingresso de Alckmin no PSB. "Não bateu o martelo", disse. A expectativa é que aconteça nos próximos dias, em São Paulo, com a presença de membros do PSB e de Lula.

"Passa a ser o nosso candidato a vice. Agora, para oficializar, é preciso que o candidato à Presidência o faça", acrescentou, em referência a Lula.

Alckmin deixou o PSDB, onde constriu seus 33 anos de carreira, em dezembro de 2021. Desde então, ele passou a analisar quais os melhores partidos para se filiar, com o objetivo de firmar uma chapa com o petista. 

A ideia do PSB e do PT é formar uma frente ampla para tentar derrotar Jair Bolsonaro (PL) ainda no primeiro turno do pleito. Ambos os partidos conversam com o PCdoB e o PV sobre a possibilidade de formar uma federação partidária. Desta forma, os quatro atuariam de forma mais próxima para reforçar a oposição contra Bolsonaro.  

Vale lembrar que a filiação de Alckmin tem de acontecer até 2 de abril, que é a data limite imposta pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para interessados em concorrer nas eleições de outubro se filiarem a algum partido.