AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mãe de Sonia Abrão sofre queda; veja como evitar acidentes domésticos

Após queda de mãe de Sonia Abrão, especialista fala sobre como prevenir acidentes domésticos

Beatriz Moraes Publicado em 23/09/2019, às 14h20 - Atualizado às 16h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sônia Abrão é apresentadora do 'A Tarde É Sua', exibido na Rede TV! - Reprodução/Rede TV!
Sônia Abrão é apresentadora do 'A Tarde É Sua', exibido na Rede TV! - Reprodução/Rede TV!

Sonia Abrão publicou um alerta em seu Instagram na manhã desta segunda-feira (23) em seu Instagram. Tudo porque sua mãe, Cecília, sofreu um acidente doméstico e precisou ser internada.

A apresentadora do 'A Tarde é Sua', exibido pela RedeTV!, anunciou que a idosa havia tropeçado em um tapete e acabou sofrendo uma queda, que resultou em uma fratura no braço e no nariz, além de hematomas na testa e pontos de sangramento no cérebro.

Hospitalizada em São Paulo (SP), Cecília precisará realizar uma cirurgia por conta da lesão no braço

Com esse episódio, surge a necessidade de se atentar a segurança do idoso em sua própria residência, uma vez que 75% das lesões sofridas por essa faixa etária ocorrem dentro de casa, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, esses acidentes acontecem principalmente por conta de tropeções em objetos como tapetes, fios e até mesmo o próprio carpete, como no caso da mãe de Sonia. De acordo com o geriatra Natan Chehter, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP), essas quedas também são comuns quando os idosos usam algum apoio, como bancos e até mesmo vasos sanitários para realizar atividades em andares mais altos, como prateleiras e armários.

O QUE FAZER?

Assim como Sonia e seus irmão fizeram, a principal recomendação de Natan é que o acidentado seja levado imediatamente a um pronto-socorro, principalmente se houver alguma batida na cabeça.

"Nestes casos, também é indicada uma tomografia craniana. Outros tipos de lesões também devem ser avaliadas por conta do risco de fraturas. No entanto, mesmo que não haja nenhum dano aparente, é imprescindível que o idoso seja levado a um hospital para as avaliações necessárias", afirma.

PRECAUÇÕES

Natan explica que acidentes domésticos podem ser evitados com a retirada de objetos como fios, tapetes e até mesmo carpetes que possam contribuir para quedas.

Ele também ressalta a importância de se optar por pisos pouco escorregadios, além da instalação de corrimãos em lugares estratégicos, como escadas, banheiros e corredores.

"Também é importante ter bastante paciência e explicar para os idosos a importância destas medidas. Muitas vezes, eles já estão acostumados com o estilo de vida que levam, mas é imprescindível que também de adequem à medidas de segurança", diz.