AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Marielle Franco ganha estátua em sua homenagem no centro do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro inaugura estátua no dia em que a ex-vereadora completaria 43 anos

Da Redação Publicado em 27/07/2022, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esculpida pelo artista Edgar Duvivier, estátua é de bronze e mede 1,75 metros de altura - Divulgação/Instituto Marielle Franco
Esculpida pelo artista Edgar Duvivier, estátua é de bronze e mede 1,75 metros de altura - Divulgação/Instituto Marielle Franco

A ex-vereadora Marielle Franco ganhará uma estátua no centro do Rio de Janeiro (RJ). Ela foi assassinada em março de 2018, em um crime ainda não completamente esclarecido. A peça foi esculpida pelo artista Edgar Duvivier, pai do humorista Gregório Duvivier, e será inaugurada no Buraco do Lume, nesta quarta-feira (27), dia em que Marielle faria aniversário de 43 anos.

De acordo com o Instituto Marielle Franco, a estátua representa uma homenagem à ex-vereada e está cheia de simbolismo, como os pés em movimento (lembrando que os passos antigos seguirão firmes) e o sorriso no rosto (marca registrada do acolhimento e afeto de Marielle), além do punho esquerdo para o alto (gesto histórico do movimento negro).

Na tentativa de evitar vandalismos, o local onde a imagem será colocada contará com a atuação de guardas municipais durante a inauguração, além de câmeras de vigilância. Além disso, a estátua de bronze também terá com um fundo monetário, obtido via financiamento coletivo, para auxiliar na manutenção. 

"Erguer a estátua de Marielle é fazer com que esta e as próximas gerações conheçam Marielle e tudo o que ela representa para grupos de pessoas que historicamente neste país foram impedidos de acessar seus direitos. Vamos celebrar e erguer homenagens a quem dedicou sua vida para defender um mundo mais justo", disse o Instituto.

MEMÓRIAS

Uma missa na manhã de 14 de março, na Igreja da Candelária, centro do Rio de Janeiro (RJ), lembrou os quatro anos do assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Participaram da celebração familiares e amigos da vereadora.

As investigações sobre os crimes ainda não foram concluídas. Até o momento, ninguém foi condenado. Antes da missa, os familiares de Marielle voltaram a cobrar empenho nas investigações para se chegar aos mandantes do crime. Ela era vereadora pelo PSOL e cumpria seu primeiro mandato. A parlamentar e o motorista foram executados por volta das 21h30 do dia 14 de março de 2018, no bairro Estácio, na região central do Rio, quando o carro onde estavam foi surpreendido por disparos provenientes de outro veículo. Fernanda Chaves, assessora da vereadora que estava junto às vítimas, sobreviveu ao ataque.

Os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz estão presos na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, acusados de serem os autores dos assassinatos. Eles vão a júri popular, ainda sem data marcada.

O pai de Marielle, Antônio Francisco da Silva Neto, lembrou a atuação da vereadora de “dar voz a quem não tem voz”. “Quatro anos se passaram e ainda não temos a resposta que tanto nós, família de Marielle, e a sociedade, quer: quem são os mandantes e por que mataram Marielle. Esse crime não pode ficar sem resposta”, afirmou Antônio.