AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / REFLEXÃO

Mateus Solano opina sobre guerra entre Israel e grupo Hamas

Mateus Solano compartilhou reflexão sobre ser contra o terrorismo em qualquer contexto

Da Redação Publicado em 31/10/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mateus Solano - Foto: Divulgação/Rede Globo
Mateus Solano - Foto: Divulgação/Rede Globo

Mateus Solano se pronunciou sobre a guerra entre Israel e Hamas. Judeu, o ator compartilhou um texto a respeito do assunto com uma imagem de duas crianças se abraçando. A religião dele é originalmente israelita.

"Como judeu, tenho sido muito pressionando a me posicionar na questão Israel - Palestina. Mas a questão é muito mais complexa do que qualquer conclusão que eu venha a tomar e, portanto, não venho aqui para concluir nada. Sou a favor do diálogo e da paz", começou.

"Como judeu, vou à sinagoga em determinadas datas e tenho orgulho de fazer parte de um povo sobrevivente, tão perseguido há milênios. Um povo que segue estudando a Torá e a sabedoria oculta que o Livro não para de ensinar. Mas não sou absolutamente a favor de como Israel vem se portando em relação ao conflito", continuou.

"Há algumas semanas, participei de um vídeo em que eu dizia ser contra o terrorismo. Quero esclarecer que sou contra o terrorismo de onde quer que ele venha, e acho que Israel e os judeus pelo mundo deviam estar à frente na busca por soluções pacíficas, disposto mais a ceder e a dialogar do que a ditar soluções e marcar terreno (afinal, hoje o judeu ocupa altíssimos escalões em todas as esferas do mundo ocidental)", acrescentou.

RESISTÊNCIA COM SEGREGAÇÕES E DISPUTAS TERRITORIAIS

"O presidente Benjamin Netanyahu NÃO ME REPRESENTA e nem a nenhum outro judeu que quer a paz. Sonho com o dia em que o judeu defenda a paz acima da necessidade de um território, que entenda que 'Israel' está onde quer que estivermos e que a força deste povo vem de dentro das convicções hospitaleiras que aprendemos com a Torá", reiterou.

"Sonho com um mundo sem antissemitismo, sem racismo ou outras formas de segregação. Entendo o medo judaico do outro que o segrega (da minha parte, perdi uma família inteira para os campos de concentração nazista), mas sempre entendi a religião como espaço de paz e espiritualidade, de aprendizado, de encontro e diálogo", publicou ao lamentar que simbolizem o oposto desse significado. "Digo não para as guerras e toda forma de segregação. Digo não aos homens com H maiúsculo que pensam que vão resolver sangue com mais sangue", concluiu.