AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Pulga ou carrapato: como cuidar do seu bichinho e afastar essas pragas de sua casa

Pequenos, mas traiçoeiros: conheça os problemas que esses parasitas podem trazer para seu bichinho e afaste isso da sua casa!

Júlia Arbex Publicado em 17/08/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não sei se era pulga ou era carrapato: como tratar adequadamente seu animal de estimação. - Oscar Sutton/Unplash
Não sei se era pulga ou era carrapato: como tratar adequadamente seu animal de estimação. - Oscar Sutton/Unplash

Quem tem cachorro ou gato sabe como dá dó vê-los se coçando por conta de pulgas e carrapatos e como é preocupante: eles podem até adoecer.

De acordo com Fabiana Zerbini, veterinária e gerente técnica da Virbac, a transmissão pode ocorrer se o animal transitar por lugares que passam outros bichos, numa consulta veterinária ou até mesmo no banho e tosa.

Mariana Mauger, veterinária da DrogaVET, também alerta que esses parasitas podem ser encontrados dentro de casa. “Eles ficam no chão, especialmente se ele for de taco, nas paredes, nos tetos e telhados. Se o local for quentinho, pior: vão se proliferar ainda mais rápido”. Saiba como mantê-los (bem!) longe do seu animalzinho.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR PARASITAS

  • Dermatite: A saliva de qualquer um dos parasitas pode causar uma reação alérgica no cão e no gato, provocando uma coceira intensa. Além disso, eles tem chance de sofrer com queda de pelo, feridas, infecção e descamação da pele.
  • Anemia: Como a pulga e o carrapato se alimentam de sangue, o animal que estiver infestado pode ficar anêmico e desanimado.
  • Verminoses: Essas pragas podem transmitir vermes nos bichos e causam diversas doenças intestinais. Um dos jeitos de perceber e observar se há vermes nas fezes e tomar providências imediatamente. Veja alguns sintomas:
  • Diarreia mole e, às vezes, com sangue.
  • Emagrecimento.
  • Falta de apetite.
  • Barriga inchada.

COMO SEI SE É PULGA OU CARRAPATO?

"A pulga gosta de temperatura quente. Por isso, ela fica, principalmente, na barriga e na virilha do pet", diz Mariana. Porém, muitos donos só percebem que algo está errado quando ele já está todo infestado. Viu seu cão ou gato se coçando? Corra para o veterinário.

O carrapato, por outro lado, é mais fácil de ser visto, pois ele incha bastante quando ingere muito sangue. "Vale lembrar que esse parasita pode se instalar em todo corpo do animal, mas é mais comum ficar nas orelhas, virilha e axila", diz Mariana.

QUANDO ELES APARECEM?

A pulga e o carrapato podem aparecer em qualquer época do ano, mas é no verão, com o clima quente e úmido, que eles se proliferam mais rapidamente.

NÓS PODEMOS SER INFECTADOS?

Sim, a doença é considerada uma zoonose quando é transmitida de animais para nos humanos. Mas vale lembrar que a infecção humana ocorre principalmente pela ingestão de ovos larvados presentes no solo e em objetos do animal. Os problemas mais comuns são:

  • Transmitida pelo carrapato: doença de Lyme. Fraqueza, febre e dores musculares são seus principais sintomas.
  • Transmitida pela pulga: irritação da pele, coceira, febre, náuseas e dores de cabeça.

COMO AFASTAMOS ESSES PARASITAS?

Segundo ambas veterinárias, prevenir é o melhor tratamento contra pulga e carrapato. Por isso, mantenha sua casa sempre limpa e arejada, especialmente onde seu pet costuma ficar.

Atualmente, existem inúmeros métodos para evitar que o pet tenha os parasitas, como o uso de coleiras, talcos, sprays, remédios tópicos e orais, mas é preciso levá-lo ao veterinário para ver qual o tratamento adequado.

"Se seu cachorro ou o gato estiver com algum desses parasitas, não basta só tirar a pulga ou o carrapato e achar que já está tudo bem. É preciso tratar do ambiente em que ele vive", diz Mariana. Além disso, se o pet tiver o parasita e for tratado, é ideal  dedetizar a casa também.