AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Nova PEC pode resultar na extinção de mais de mil municípios até 2025

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode extinguir cerca de 1,2 mil cidades no país

Da Redação Publicado em 06/11/2019, às 11h49 - Atualizado às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Governo assina nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do novo pacto federativo - TV Senado/TV Globo
Governo assina nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do novo pacto federativo - TV Senado/TV Globo

Uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do novo pacto federativo foi apresentada na terça-feira (5) pelo governo federal. A proposta prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. 

A medida pode resultar na extinção de até 1.254 pequenos municípios a partir de 2025.

As prefeituras terão até 30 de junho de 2023 para provar que arrecadam, em impostos, ao menos 10% de suas receitas totais. Caso esse limite não seja alcançado, esses municípios serão incorporados por cidades maiores.

A PEC pode impactar cerca de 21% dos municípios que existem hoje no Brasil. Cada cidade poderá integrar até três localidades vizinhas. 

"Durante muitos anos no Brasil teve critérios muito frouxos para a criação de municípios. Nós temos mais de mil municípios com menos de 5 mil pessoas, e esses municípios não arrecadam sequer 10% de sua receita própria, não cobrem 10% de suas despesas. Isso significa prefeito, vice-prefeito, câmara de vereadores, toda uma estrutura que pesa no Estado brasileiro" disse Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado.