AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Plantão da Globo interrompe programação de sábado e dá susto em espectadores

O público reagiu diante da interrupção do plantão da Globo

Da Redação Publicado em 21/01/2023, às 18h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns internautas questionaram se havia necessidade de um plantão da Globo para dar a notícia - Reprodução/TV Globo
Alguns internautas questionaram se havia necessidade de um plantão da Globo para dar a notícia - Reprodução/TV Globo

Um plantão da interrompeu a programação da Globo neste sábado (21) e assustou os telespectadores.

Como de costume, a música que anuncia uma notícia de último momento deixou o público em alerta, mas apesar de ter sido repentina, a informação veiculada não foi estrondosa.

O jornalista Marcelo Cosme noticiou que o presidente Lula demitiu Júlio Cesar de Arruda, comandante do Exército Brasileiro, e colocou Tomás Paiva em seu lugar, general que atuava como comandante militar do Sudeste.

A mudança ocorreu depois de uma reunião do presidente com líderes militares.

Nas redes sociais, internautas relataram o susto com o plantão: "Do nada um plantão" e "Um Plantão que genuinamente me pegou de surpresa não rolava faz tempo!" foram algumas das mensagens deixadas.

RACISMO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (11) uma lei aprovada pelo Congresso Nacional que equipara o crime de injúria racial ao de racismo e amplia as penas. A solenidade de sanção ocorreu durante a cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, das ministras Sônia Guajajara (Ministério dos Povos Indígenas) e Anielle Franco (Ministério da Igualdade Racial)

Agora, a injúria racial pode ser punida com reclusão de 2 a 5 anos. Antes, a pena era de 1 a 3 anos. A pena será dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas. Também haverá aumento da pena se o crime de injúria racial for praticado em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

A nova legislação se alinha ao entendimento do Supremo Tribunal Federal que, em outubro do ano passado, equiparou a injúria racial ao racismo e, por isso, tornou a injúria, assim como o racismo, um crime inafiançável e imprescritível.

A injúria racial é a ofensa a alguém, um indivíduo, em razão da raça, cor, etnia ou origem. E o racismo é quando uma discriminação atinge toda uma coletividade ao, por exemplo, impedir que uma pessoa negra assuma uma função, emprego ou entre em um estabelecimento por causa da cor da pele.