AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

São Paulo: escolas retomam obrigatoriedade do uso de máscara após aumento de casos de covid

Os casos de covid-19 em UTIs foram de 402 para 516 em pouco mais de uma semana

Da Redação Publicado em 19/05/2022, às 14h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As prefeituras de Diadema, Serra Negra e Aguaí estabeleceram a volta das máscaras nas escolas - Unsplash
As prefeituras de Diadema, Serra Negra e Aguaí estabeleceram a volta das máscaras nas escolas - Unsplash

Algumas cidades paulistas voltaram a exigir a obrigatoriedade do uso de máscarasnas escolas diante do aumento de internações e casos de covid-19 em São Paulo.

As prefeituras de Aguaí, Diadema e Serra Negra voltaram a adotar a medida depois que, em apenas uma semana, o número de óbitos no Estado foi de 17 para 47 e houve 114 internações em terapia intensiva.

É a quarta semana seguida em que há aumento de internações no estado de São Paulo. As não-intensivas chegaram à média de 1.135 nesta terça-feira (17), superando o registro entre 800 e 900 apresentados na última semana.

DESOBRIGATORIEDADE DO USO

O Governador do Estado de São Paulo, João Dória, informou na tarde desta quinta-feira (17) que aprovou a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes, exceto nos transportes públicos e unidades de saúde.

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, falou o governador.

O novo decreto, que terá efeito imediato, conforme anunciou Dória, e será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado ainda hoje. O governador também usou o Twitter para confirmar a informação.

Deste modo, o uso da máscara em ambientes fechados como academias, escritórios, escolas e comércios, por exemplo, deixa de ser obrigatório.

Vale lembrar que, no dia 9 deste mês, João Dória já tinha autorizado a flexibilização em locais abertos.