AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vacina da gripe é liberada para toda a população a partir de hoje 

Toda a população poderá se vacinar contra a gripe a partir desta segunda-feira (3)

Da Redação Publicado em 03/06/2019, às 10h29 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacina da gripe é liberada para toda população - iStock
Vacina da gripe é liberada para toda população - iStock

Toda população terá direito a vacina da gripe a partir desta segunda-feira (3). O grupo prioritário continuará tendo direito a vacinação. O Ministério da Saúde afirmou que a medicação continuará enquanto durarem os estoques e podem ser encontradas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).  

Na campanha nacional, que terminou na última sexta-feira (31), 80% do público prioritário foi vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Entre elas gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

A meta é vacinar 90% do público-alvo. No entanto, apenas seis estados já atingiram o objetivo: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%).

A escolha do público prioritário segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis a doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.

Segundo a pasta, a medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo.