AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / SEGURANÇA

Carnaval seguro: dicas para se proteger de furtos e golpes na folia

Como evitar ser vítima de roubos, furtos e golpes no Carnaval?

Carnaval em segurança? Veja algumas dicas. - Ferran Feixas/Unsplash
Carnaval em segurança? Veja algumas dicas. - Ferran Feixas/Unsplash

Faltando muito pouco para o início do Carnaval, muitos foliões não vêem a hora de poder começar a curtição. Mas, muito além de toda diversão, música e alegria proporcionados pelo feriado, a data também é marcada pela insegurança, principalmente em grandes cidades.

É bem provável que você conheça alguém que tenha sido alvo de algum crime durante o carnaval - isso, se a vítima não tiver sido você. Para dimensionar o tamanho do problema, em 2020, último ano pré-pandemia, a cidade de São Paulo registrou uma média de 1,7 mil roubos e furtos ao longo do período, um número cerca de 3x maior que o habitual.

Mas, afinal, como conseguir aproveitar os blocos e evitar entrar para a estatística de vítimas de roubos, furtos e golpes do Carnaval? Ainda que não exista receita milagrosa, é bom seguir algumas dicas. Confira:

CELULAR

Não é segredo que os aparelhos telefônicos são os principais alvos dos criminosos. Mais uma vez usando SP como parâmetro, roubos e furtos de celulares representam cerca de 60% das ocorrências registradas na cidade no período.

Considerando a dificuldade que é abrir mão do smartphone e deixá-lo em casa, até para facilitar o encontro com os amigos ou solicitar um carro de aplicativo, todo cuidado é pouco durante os blocos. 

Evite andar com o celular em mãos ou usá-lo em grandes multidões. Além disso, nada de deixar guardado em bolsos fáceis de abrir ou grandes mochilas.


POCHETE OU DOLEIRA

E por falar de mochilas… esse é mais um item que deve ser evitado. A melhor coisa a ser feita é evitar levar muitos itens para a folia. Reúna os itens necessários, como o próprio celular, dinheiro e documentos e deixe-os guardados em uma pochete ou doleira, que nunca devem ficar na parte de trás do corpo.

Os dois objetos dificultam a vida dos ladrões, já que são mais difíceis de abrir e andam bem colados ao corpo, facilitando a visualização caso alguém tente mexer ou abrir.


DINHEIRO

Com a chegada de cartões e a facilidade do PIX, muita gente aboliu o uso de dinheiro físico. No entanto, separar uma pequena - e suficiente - quantia para gastar ao longo do Carnaval é a melhor opção.

Isso porque, além de facilitar o controle de gastos, também evita o uso de celulares para transferências bancárias ou roubos e perdas de cartões, o que pode ocasionar um prejuízo ainda maior.


CARTÕES

Uma das principais recomendações dos especialistas é evitar levar cartões de crédito para a folia. No entanto, caso essa seja sua única saída, vale redobrar o cuidado com o item.

A primeira dica é desabilitar a função de pagamento por aproximação, o que facilita para que criminosos te deixem no prejuízo sem precisar usar a senha para concluir a operação. Também é válido reduzir seu limite antes da curtição, deixando um valor que cubra somente o necessário.

Evitar entregar o cartão na mão de vendedores, facilitando a troca do item por outro parecido, e ficar de olho nos valores inseridos nas máquinas também são dicas valiosíssimas.

FUI ROUBADO, E AGORA?

Ainda que siga essas e outras dicas de segurança, nada garante que você estará a salvo de possíveis crimes. Foi vítima? Saiba o que fazer:

A dica mais importante é não reagir a assaltos. Caso seja abordado, entregue todos os itens solicitados pelo criminoso. Após o crime, faça o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Caso o item roubado seja o celular, o próximo passo é entrar em contato com a operadora para bloquear o aparelho e a linha. Além disso, cartões também devem ser bloqueados o mais rápido possível.