AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / CONFIRA

Gracyanne come 1.200 ovos por mês; nutricionista avalia riscos e benefícios do alimento

Nutricionista faz alerta sobre possíveis riscos no consumo exagerado de ovo

Gracyanne Barbosa ostenta geladeira lotada de ovos; será que faz mal? - Instagram/@graoficial
Gracyanne Barbosa ostenta geladeira lotada de ovos; será que faz mal? - Instagram/@graoficial

Gracyanne Barbosa é conhecida há anos por ostentar seu corpo sarado e lotado de músculos nas redes sociais. Além da rotina intensa de exercícios físicos, outra grande aliada da musa fitness na busca pelo corpo perfeito é uma dieta super regrada, que conta com 1.200 ovos por mês - cerca de 40 por dia.

O exemplo da esposa de Belo levanta inúmeros questionamentos: afinal, o alto consumo do alimento, muito presente na mesa dos brasileiros e por vezes associado ao alto nível de colesterol e outros problemas, pode oferecer riscos à saúde?

A nutricionista esportiva funcional Letícia Mendes destaca que, assim como qualquer outra comida, o ovo não pode ser consumido de maneira ilimitada. Entretanto, segundo ela, não dá para afirmar se há um exagero da influenciadora, já que cada organismo tem suas próprias necessidades.

Alguns fatores, como o metabolismo, frequência e intensidade de treino, regulação do sono, rotina e preferências alimentares devem ser observados de perto por um profissional. Por isso, nada de sair por aí comendo muitos ovos, na tentativa de virar a nova Gracyanne Barbosa.

BENEFÍCIOS

Se, em algum momento, o ovo já foi considerado um dos grandes vilões da vida saudável, atualmente ele vai no caminho inverso. Pelo menos é o que afirma a nutricionista, que destaca os benefícios do alimento, responsável por inúmeros nutrientes, como as vitaminas A, D, E e algumas do complexo B.

O ovo também é uma ótima e já conhecida fonte de proteínas, macronutriente muito utilizado para o aumento de massa muscular- o que explica o alto consumo por parte de Gracyanne. Mas ele não é o único: carnes, frangos e peixes são outros exemplos e devem ser adicionados a uma dieta saudável."É sempre importante variar entre as outras fontes de proteína", avalia Letícia.

E OS MALEFÍCIOS?

Por outro lado, como já citado, nenhum alimento deve ser consumido indiscriminadamente. Ou seja, ainda que o ovo seja considerado saudável, é preciso cuidado. Isso porque não há necessidade de consumir mais que o corpo necessita, o que poderia causar problemas de saúde.

O excesso de proteínas pode causar problemas renais, como pedras nos rins e sobrecarga hepática. Problemas cardiovasculares e sobrepeso também são consequências comuns. "O ideal para uma pessoa sedentária é o consumo diário de 0,8 grama por quilo de peso", afirma a nutricionista.

Para uma pessoa que deseja hipertrofia e treina regularmente, a indicação seria de 1,2 a 2 gramas por quilo corporal. Ou seja, neste caso, uma pessoa que pesa 50kg deve consumir entre 60 e 100g de proteína diariamente.

TIPOS DE PREPARO

Letícia ainda alerta sobre os diferentes tipos de preparo: um ovo frito, seja ele em manteiga, azeite, óleo ou outra substância, tem a desvantagem da adição de gordura de adição, que ainda é "queimada" pela alta temperatura da frigideira. O ovo cozido é apenas o ovo inteiro, sem adições.

Por fim, a nutricionista destaca que não é indicado ingerir apenas a clara e descartar a gema. "A parte amarela do ovo é responsável pelas vitaminas lipossolúveis dos ovos, que possuem muitos benefícios ao organismo como a saúde do sistema neurológico", explica.