AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ser sedentário é tão ruim assim? Saiba como sair do sedentarismo mesmo com rotina corrida

Como sair do sedentarismo com os afazeres do dia a dia? Solução é mais fácil do que parece

Sedentarismo está ligado ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares, aponta o cardiologista Robеrto Yano. - DC Studio/FreePik
Sedentarismo está ligado ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares, aponta o cardiologista Robеrto Yano. - DC Studio/FreePik

O sedentarismo é um mal que afeta cada vez mais pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20% da população mundial adulta e 80% dos adolescentes do mundo são considerados inativos fisicamente. 

Os números são alarmantes para a saúde. Isso porque a ausência de atividade física regular está associada a inúmeros problemas. Entre os físicos, a obesidade, problemas musculares e diabetes. Mas não para por aí! O hábito também está ligado às doenças cardiovasculares.

O médico cardiologista Robеrto Yano afirma que um dos maiores efeitos negativos do sedentarismo à saúde é o impacto no coração e sistema cardiovascular: "A falta de atividade física regular compromete o coração como um todo".

DOENÇAS CARDÍACAS LIGADAS AO SEDENTARISMO

  • Trombose;
  • Angina;
  • Hipertensão;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Insuficiência cardíaca;
  • Infarto do miocárdio;

"A inatividade física contribui para o acúmulo de gorduras nas artérias, aumenta a pressão arterial, reduz a capacidade do coração de bombear sangue eficientemente para o corpo”, completa o especialista, para AnaMaria.

Como fugir do sedentarismo mesmo tendo uma rotina corrida?

Para adultos, o ideal é que se realize ao menos 150 minutos de exercício físico por semana. Isso dá 30 minutos de treino por dia, caso a preferência seja se exercitar entre segunda e sexta. Para quem prefere também ir aos finais de semanas, cerca de 22 minutos diários.

Não é tão difícil, né? E o melhor: segundo o especialista, as atividades não precisam ser necessariamente em academias. Para isso, o recomendado é incorporar os exercícios físicos no dia a dia. Ele dá exemplos de trocar benéficas para largar o sedentarismo.

“Por exemplo, trocar o carro pela bicicleta em algum momento, trocar duas vezes na semana o elevador pelas escadas, passear você mesmo com seu cachorro, entre outros, que podem parecer simples, mas já são grandes avanços para quem está no total sedentarismo”, conta Yano.

Trabalha de home office? Veja 5 técnicas de alongamento para melhorar sua saúde física

MAIS DICAS

O ideal é se adequar a própria realidade e preferências. Ou seja, se não gosta de musculação, não há motivação para realizar tal atividade. As chances de você enjoar, se frustrar e, consequentemente voltar aos antigos hábitos são grandes.

Academias também costumam oferecer aulas coletivas, como danças, spinning, funcional, jumping e tantas outras. Gosta de esporte? Esta pode ser a solução! Um futebol com os amigos ou aulas de artes marciais também podem ajudar a sair do sedentarismo de uma maneira agradável.

Isso, claro, depois do aval de um médico, que deve fazer um check-up geral e saber se você está apto para a atividade que deseja. O profissional vai indicar qual caminho é o adequado e mais seguro com base no resultado dos exames.

POSSO TREINAR EM CASA?

A notícia também é boa para quem não pode - ou mesmo não deseja - sair de casa para realizar atividades físicas. Isso porque  a realização treinos em casa também é indicada. Com equipamentos dedicados ou móveis improvisados, o importante é não ficar parado.

como sair do sedentarismo exercícios em casa
Dá para deixar o sedentarismo com atividades físicas em casa. Foto: Miriam Alonso/Pexels

Para quem se enquadra no segundo grupo, uma sequência de exercícios básicos, como polichinelo, agachamento com o peso do próprio corpo, abdominais e flexões serão muito úteis para abandonar os hábitos sedentários. Dá para usar o sofá e bancos para improvisar outros exercícios. 

Veja dicas simples que vão te ajudar a sair do sedentarismo e se movimentar

Se você quer deixar os treinos mais completos e pode investir um dinheirinho nisso, a atividade pode ficar ainda melhor. Acessórios como faixa elástica, mini band, colchonete, bola, extensor, step e caneleira vão dar outra cara na sua atividade física - e se distanciar de vez do sedentarismo.

Saiba como treinar em casa e afastar o sedentarismo